terça-feira, janeiro 27, 2009


REIROM


Escrito por Eduardo @ 3:12 PM, |



Orkut no rio.

Orkut no rio: Mais nonsense, impossível.


Escrito por Eduardo @ 2:21 AM, |


segunda-feira, janeiro 26, 2009


Sliders Ballet


Escrito por Eduardo @ 10:00 PM, |


sexta-feira, janeiro 23, 2009


Distorção Ideológica no Vestibular

Se me recordo bem, há cerca de 2 anos atrás prestei vestibular pra direito, na UERJ. Fui até bem na prova classificatória, de múltipla escolha, (tirei B), mas como já curso administração não me interessei muito em tentar a fase posterior (não tinha intenção de estudar e tirar a diferença para os que tiraram A).

O fato é que, nesse mesmo ano, uma questão de História da prova me chamou a atenção - não só minha, do Reinaldo Azevedo também. Revirando coisas minhas aqui no PC, encontrei um link com um ótimo texto do Reinaldo sobre a polêmica causada pela questão na época.

Leiam, vale a pena.


Escrito por Eduardo @ 10:06 PM, |



Sobre dinâmicas de grupo

O modo como as empresas fazem a triagem dos seus futuros funcionários me intriga. Sério, não entendo o processo de seleção. A começar pela dinâmica de grupo. Pra que serve? O que ela testa? O quanto um candidato tende a tentar atrapalhar mais o outro? Ou o quanto um candidato tende a aguentar ser atrapalhado pelo outro sem perder a paciência? Sinceramente, eu não sei o que uma empresa procura numa dinâmica de grupo. Dinâmicas de grupo me lembrar uma selva recheada de animais ferozes. A diferença é que, enquanto na selva os animais se devoram, na dinâmica... hm, é a mesma coisa. Nego só falta mandar o outro calar a boca. Interromper o outro não é falta de educação, é a lei da sobrevivência. Sobrevive o mais forte. Ou o mais mal educado.

Será que é realmente esse o perfil de funcionário que uma empresa deseja? Será que as reais aptidões, o raciocínio lógico realmente não contam? É um cenário meio desolador, desanimador. Me assusta, sério. Siga meu raciocínio. Pra contratar um estagiário que vai passar o dia mexendo no Excel, ao invés de colocar ele na frente de um PC pra mostrar suas habilidades, o colocam no meio de uma "dinâmica de grupo" que mais parece uma reunião dos alcóolicos anônimos. Não que eu tenha ido em uma, mas imagino como seja. Não deve ser pior que uma dinâmica de grupo, disso tenho (quase) certeza. Mas enfim, fazer isso é a mesma coisa que contratar um atacante de futebol o observando jogar no gol. É um teste, realmente, mas é um teste inútil.

Além disso, o que tem de REAL numa dinâmica de grupo? Todos acabam agindo de maneira simulada mesmo. Ninguém é realmente ALGUÉM ali. Todos atuam. Ali, todo mundo é inteligente pra caralho, experiente pra caralho, fodão pra caralho. Ninguém age normalmente - até porque, agindo normalmente, perderia a vaga. Imagina a cena:

-- Candidato João, fale um pouco sobre você.
-- Bem, eu bebo pra caralho e sou cleptomaníaco. Inclusive, tenho queixas da minha outra empresa sobre mim em relação a isso.
-- Ok, candidato João, dê um passo a frente.
-- Fui contratado?
-- Não, dê um passo a frente e saia por aquela porta amarela, que estará próxima a você.

No simulacro da dinâmica de grupo, todos são perfeitos (e tem vidas sociais ativas, interessantes e normais).

-- Candidato João, fale um pouco sobre você.
-- Bom, já trabalhei em diversas empresas, fiz intercâmbio e gosto de sair nos fins de semana rs
-- Pra beber? rs
-- Pra beber rs

Na prática, a dinâmica de grupo não testa nada. Na verdade, até testa: a sua paciência. Por que raios não fazem logo a porra da entrevista com os candidatos? Ah, é por que precisam sobrar poucos? Então usem um método melhor que a dinâmica pra isso, como SORTEIO, ROLETA ou o candidato mais bem apessoado, sei lá.

Outro fator que faz a dinâmica não servir pra nada é que, se você sabe que está sendo observado e que esperam certos padrões de atitude de você, é isso que você vai entregar. As pessoas não vão agir de maneira natural numa dinâmica, não vão ser quem elas são no mundo "real". Simplesmente porque todos tem defeitos, e vão tentar ao máximo não expô-los publicamente.

Ou seja: no final das contas, com a dinâmica, a empresa acaba apenas perdendo seu tempo e contratando alguém na sorte mesmo, sem conhecer sua (real) personalidade. Contrata uma pessoa e quem aparece no dia-a-dia é outra totalmente diferente.

O curioso é que se alguém agir naturalmente numa dinâmica, de maneira mais relaxada, como realmente seria no dia-a-dia, nunca que será contratado. Na verdade, será um dos primeiros descartados, logo de cara. Na dinâmica de grupo você precisa ser um BOT, e não uma pessoa.
-- rs


Escrito por Eduardo @ 3:05 PM, |



O Acordo


Escrito por Eduardo @ 1:05 PM, |



O COSMO MALIGNO QUE DOMINAVA O SEU CORAÇÃO

-- O GOLPE DO SEYA DESENCADEOU UM BIG BANG!

-- VOCÊ NÃO VÊ, SAGA?
O GOLPE DE SEIYA PODE NÃO ATINGI-LO MUITO
PORÉM, ELE DEU UM GOLPE FATAL NO COSMO MALIGNO QUE DOMINAVA O SEU CORAÇÃO


Escrito por Eduardo @ 1:02 PM, |


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog