terça-feira, setembro 14, 2004




Estava vendo o Nedstat e percebi que muitas visitas vinham desse site para o FS.

Intrigado, resolvi entrar para ver o que era.
Quando me deparo com um fórum, onde o tópico era (e ainda é, veja só você):
Só New Metal é comercial?
E, pra minha surpresa, a primeira mensagem do tópico continha um trecho do meu primeiro post sobre o tema New Metal x Metal.

Até aí tudo bem, fiquei mó feliz de ver que estão usando posts meus como forma de argumentação. O problema foi ver as mensagens seguintes:

[idiota]
Realmente a música deve ser vendida, mas uma coisa é vc vender talento e outra coisa eh vc vender enganação.

É verdade, belo argumento.
Iron Maiden vende talento; Korn, enganação.
Simples assim.

[paspalho]
Se for analisar desse jeito, o texto nao deixa d ter razão, mas se o cara pensar um pouco, vai ver q ta falando bobagem...
As bandas q os metaleiros chamam d comerciais são bandas q tocam um som sem gostar do q estão fazendo, ou seja, tocar uma coisa APENAS pelo dinheiro. Tem gente q tem sorte, e consegue ganhar oq precisa tocando um estilo q gosta.
Oq os metaleiros chamam d comercial é alguem montar bandas com um som feito pra tocar em rádio e esse tipo d coisa...


Oh sim, sem dúvida.
Bandas de new metal são extremamente comerciais, visto que - nas palavras do paspalho aí de cima - "tocam um som sem gostar do que estão fazendo".

Tocam sem gostar do que estão fazendo. Chega a ser revoltante ler isso. Daonde o imbecil tirou que elas "não gostam do que estão fazendo"? E pior: daonde ele tirou que bandas de new metal são comerciais? Será que ele pensa que bandas consagradas por letras altamente pessoais, relatando experiências conturbadas de vida e a maioria com forte carga emocional foram feitas pra vender? Será que são letras assim que tem apelo com o público? Será que são refrões gritados e barulhentos que são comerciais? Ou será que o conceito de "comercial" do rapaz está totalmente deturpado?
Amiguinho, ouça Britney Spears, BSB e Hip Hop e depois volte mais preparado para argumentar sobre ser "comercial".

Som feito pra tocar em rádio?
Raciocine comigo.

[situação]
Você tem uma banda. Uma banda que toca um tipo de música diferente, que mistura vários outros gêneros. Algo inovador. As rádios estão tocando outras coisas. Elas não estão abertas a gêneros inovadores, e sim a coisas que dão retorno imediato. Coisas que dão lucro, dinheiro. Elas querem audiência, e a audiência já está acostumado com determinado tipo de música. É bem confortável investir em gêneros já consolidados.

Mas não importa. Mesmo com todas as dificuldades e limitações, você consegue fazer sua banda de estilo "esquisito" e diferente tocas nas rádios. Junto - ou inspiradas - com você, outras bandas de mesmo estilo aparecem. Deu certo. Logo, a denominação "new metal" é dada a esse estilo. Veja bem: não foi você que deu o nome, alguém deu. Sua música, apesar de possuir letras absolutamente .. hum .. eu diria... conturbadas, cai no gosto de algumas pessoas, que se identificam com elas.
Depois de anos de estrada, gravando cd´s com gravadoras undergrounds você chega a fama e seu som atingirá cada vez mais pessoas. Ótimo, não?
Sem dúvida, embora metaleiros fundamentalistas babacas achem bastante confortável dizer que "são músicas pra tocar em rádio" sem terem a mínima idéia do que estão falando.
Revoltante.

[energúmeno]
uma coisa eh vender musica outra eh vender pose
metal vende pq merece pq eh musica boa
nunca vi saxon com propagandas posers na mtv
new metal vende oq mtv ker


Ok.
Depois que alguém me traduzir, talvez eu possa até argumentar contra.

...
Depois de ler tantos absurdos, finalmente cheguei a um comentário realmente inteligente e sagaz.

[fernanda]
Eu particularmente não gosto de new metal. Prefiro metal pesado. Nunca disse que new metal é uma bosta. Reconheço que as bandas de new metal que estão na mídia são boas. Estão ali porque estão se destacando.
O que não podemos querer é que eles toquem black, death, doom, heavy e tudo o mais que está relacionado ao metal. Cada um é bom na categoria que toca... Como tem muitas bandas de heavy metal, death metal e outros `metals` que são umas bostas.


Perfeito.
Perceba que mesmo ela não gostando de new metal, tem capacidade o suficiente de discernir a diferença entre ser comercial e simplesmente estar na mídia. Ela sabe que não é culpa das bandas de new metal estar na mídia, e sim consequência.

Sabe, no fundo, todo o pensamento dos metaleiros se resume a essa frase, dita pelo Alexandre (rei dos headbangers) no orkut:
O new metal enfraquece o verdadeiro heavy metal.

É o medo.


Escrito por Eduardo @ 10:50 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog