segunda-feira, agosto 14, 2006
Manual de como se divertir vendo os outros discutirem
Hoje 2 pessoas me disseram que eu escrevo bem, enquanto outras 2 me disseram que eu escrevo mal. Afinal de contas, eu escrevo bem ou mal?
Paulo Coelho é um escritor que divide opiniões: muitos o acham um gênio - inclusive na Europa - e outros o acham um grande imbecil. Paulo Coelho escreve mal ou bem?
Engenheiros do Havaí é uma banda controversa. 90% das pessoas acham a banda um saco, e é quase unânime o coro de que é uma das piores bandas do Brasil. Seria Engenheiros do Havai uma merda?
Hortência, ex-jogadora de basquete, já posou para a Playboy. Eu acho ela feia, mas teve uma boa galera que comprou a revista. Ela é feia ou bonita?
--------------------------------------------------------
É complicado dizer o que é bom ou o que é ruim. Cada um tem a sua opinião, particular. Reparem que nada é unânime, que nada tem 100% de aprovação. Quem é a mulher mais bonita do mundo? Não existe um consenso. E a melhor banda do mundo? Ninguém sabe.
O conjunto de opiniões particulares determina o sucesso ou o fracasso de um escritor, banda ou o que quer que seja. Não necessariamente elas apontam se alguém escreve "bem", se canta "bem" ou se é "bonito"; apenas refletem o sucesso/popularidade ou o fracasso/ojeriza a um escritor, banda ou pessoa.
Diogo Mainardi é um jornalista bastante popular, colunista da Veja. Muitos o adoram, muitos o odeiam; costuma ser sempre o recordista de cartas à revista, semanalmente, após escrever um texto polêmico. Ele escreve bem ou mal? Não importa. Mainardi ganha um belo salário, falam sempre dele, é popular. Aqueles que o criticam revelam que costumam lê-lo, ao mandar cartas pra Veja. Ele se diverte, tenham certeza.
Kibe Loco é um blog que eu vi nascer na Internet, baseado em montagens de Photoshop. Muitos o acusam de fazer um humor fácil, que qualquer um faz. Mas qual o problema em se fazer um humor fácil? Muita gente gosta desse tipo de humor, ou porque é de rápido entendimento - e não um texto longo como esse - ou porque não tem inteligência o suficiente pra rir de programas de comédia como Whose Line Is It Anyway e Seinfeld. Ou os dois juntos. Mas o site faz sucesso, e não consigo entender porque muitos o criticam nesse aspecto. Criticar o sucesso de alguém soa como inveja. Uma coisa é dizer "o blog é uma merda", e outra é passar horas argumentando que o cara não merece a popularidade que tem e que existem blogs/sites melhores.
Impressionante como as pessoas gostam de discutir o que não é discutível. Discutir gostos, preferências. Se algo é bom ou ruim, se é pior ou melhor. Se o Vasco é melhor que o Flamengo ou se o Palmeiras é melhor que o Corinthians. Não importa, são inúmeras variáveis a serem analisadas, não dá pra saber que time é "melhor" - a não ser que seja uma diferença flagrante. É óbvio que o São Paulo é melhor que o Volta Redonda, atualmente; mas será que dá pra dizer que o São Paulo é melhor que o Barcelona? Não, não dá. Não dá nem pra começar a discutir, embora muitos cheguem até a BRIGAR fazendo isso.
Se for discutir algo com alguém, discuta com elegância, por favor. Não grite, não tente impôr sua vontade, use argumentos, tenha coerência. As pessoas adoram GANHAR discussões, quando, na verdade, não há nada para ser ganho.
Uma das coisas que mais gosto de fazer é me divertir sacaneando o gosto dos outros. Um dos meus últimos posts deu origem a reclamações no MSN e até e-mails indignados. Eu me divirto. As pessoas não aguentam, ficam putas, se sentem ofendidas. Eu respondo sacaneando mais ainda. Tem gente que discute sério e até corta laços de amizade por opiniões divergentes, de cunho pessoal. É realmente engraçado observar.
E esse post? É bom ou ruim? Não sei, mas centenas de pessoas vão lê-lo.
Será que realmente importa saber se ele é bom ou ruim?
Comente o post aqui.
Escrito por Eduardo @ 12:24 AM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.