segunda-feira, agosto 01, 2005




Assumir ou Omitir?

Ontem, pra quem não sabe, foi dia de vestibular aqui no Rio. UERJ, pra ser mais específico. Graças a Deus já passei por isso e agora só fico rindo de quem ainda tem que fazer. É um período bastante chato, principalmente pra quem leva a sério.

Minha irmã fez UERJ, ontem. Se fodeu lindamente, acertou 20 questões de 60 e tirou E. Pra quem não sabe, esse é o pior conceito. Assim que conferiu o resultado da prova, ela chorou, prometeu não tocar nunca mais no PC e só estudar daqui por diante. Não é assim que as coisas funcionam, sabe.

Ficou com vergonha de contar a nota aqui em casa e com medo das possíveis zoações das quais seria vítima no colégio. Queria esconder seu resultado de qualquer forma, ocultando de todos a vergonhosa nota que obteve.

Não acho que essa seja a melhor postura a ser adotada. Eu agiria de forma radicalmente diferente. Acredito que, quando você fracassa em qualquer coisa na vida, deve assumir o que fez. O primeiro passo pra você melhorar em algo é reconhecer o seu erro. O dela, no caso, foi não levar a sério o vestibular. Só que, ao invés de admitir isso, assumir que algo está errado, a primeira reação dela foi esconder de todos a sua nota.

Ela colheu o que plantou, simplesmente. Não estudou, se fodeu. Causa, consequência. Milagres não existem. Você não vai chutar todas as questões e acertar porque Deus vai com a sua cara. Ele não vai te dar uma mãozinha nessa hora só porque você é legal ou porque ajudou uma velhinha a atravessar a rua no dia anterior. Deus existe - ou não - para todos.

Para mim, as pessoas só tomam vergonha na cara e percebem que algo está errado quando a verdade é jogada na cara delas. No caso da minha irmã, acho que ao invés de encobrir o que fez, ela deveria agir de maneira totalmente oposta; espalhar sua nota aos quatro ventos.

Por que isso?
Para ser zoada, sacaneada, esculachada, ridicularizada, achincalhada. Dessa forma, o orgulho pessoal falaria mais alto e ela pensaria: "porra, não quero passar por isso de novo. é vergonhoso.". E é mesmo. Para alguém que tem plenas condições de estudo, com a possibilidade de tirar qualquer dúvida na Internet, consultar professores, estudar num colégio particular e ter acesso a livros de todas as matérias, tirar E num vestibular como a UERJ é digno de humilhação em praça pública. É para a pessoa voltar os olhos pra si mesma e pensar: "cara, sou um loser".

Porém, a maioria das pessoas, ao invés de fazer um exame de consciência, admitir os seus erros e o seu consequente fracasso, faz o inverso: tenta esconder a verdade a todo custo, ocultando a realidade. Dessa forma, fica bem mais difícil corrigir os erros, bem mais.

Enfim.
Como vocês puderam perceber, esse não é um post engraçadinho; porém precisava ser escrito.


Escrito por Eduardo @ 7:39 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog