domingo, setembro 24, 2006
Uma Tese: Brasileiro Vota Intuitivamente
Muita gente não entende porque o Lula tem mais de 50% das intenções de voto, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais. Isso depois de todos os escândalos de corrupção que permearam o seu governo.
A explicação é simples: brasileiro não se informa, não lê jornal, não tá nem aí pra essas merdas todas que acontecem. Pro brasileiro todo político é ladrão, e isso não tem como mudar. E mais ladrão ainda é aquele que não tem carisma. Não importa o que o político fizer durante a sua gestão; se conseguir se comunicar com o povo, tá feito. O carisma é o diferencial ente um político e outro.
Políticos não prestam contas a população. Não há um jeito fácil de saber como o cara usou as verbas públicas ou o que fez, efetivamente, durante o seu mandato. Pro povo, então, é mais difícil ainda. O povo não sabe quem é Evo Morales, o que é uma privatização ou o que é ser de esquerda ou direita. Tá mais preocupado em procurar um jeito de arranjar comida pra casa, de ganhar salários maiores. Não adianta fazer promessas de melhoras a longo prazo; prometer aumentar o salário mínimo é muito mais eficaz. Dane-se a política externa brasileira ou a dívida interna pública; prometer diminuir a violência - não importando COMO, exatamente - toca muito mais o povo.
Brasileiro vota intuitivamente. Vota na imagem, e não na proposta. Vota na cara, na fachada do candidato. Um cara como o Lula, com o histórico dele, que já foi pobre, trabalhador de chão de fábrica, tem muito mais identificação com o povo. Lula tem APARÊNCIA de povo. Por mais que 78374 escândalos de corrupção apareçam, seu carisma não será abalado, e sempre será um diferencial absurdo sobre os outros políticos.
Escrito por Eduardo @ 7:18 PM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.