sábado, agosto 04, 2007




Sobre Incentivos - PARTE I

Tô pra falar desse tópico há muito tempo aqui, mas sempre esquecia. Hoje aconteceu algo na minha academia que me fez relembrar o tema e reavivar a vontade de escrever algo sobre.

Enquanto eu malhava, observei que 2 instrutores conversavam sobre o "problema da energia" da academia. Pelo que pude entender, todos os instrutores tinham recebido ordens superiores para diminuir os gastos de luz do estabelecimento, mas alguns não estavam colaborando - e eram alvo de reclamações dos demais.

Então, a pergunta que fica é: por que alguns instrutores não colaboram? Simples: porque não tem incentivo para tal. Não tem estímulo. Em outras palavras: não ganham nada com isso. E também não perdem. Como não há superiores observando se está havendo ou não a economia de luz, para os instrutores da academia tanto faz se estão gastando muito ou não. Não é problema deles, o salário deles não diminui por isso, não precisam arcar com as consequências.

Naturalmente, algumas pessoas não pensam dessa forma e tentariam ajudar a diminuir os gastos com luz deliberadamente. Mas essas pessoas são raras. Além disso, mesmo essas pessoas podem acabar relaxando com o tempo e diminuindo sua preocupação com o problema. É natural do ser humano ser negligente em um caso como esse. Ademais, não são todos os indivíduos que agem dessa forma - a maioria, sem incentivo algum, nem se preocuparia com o problema de luz da academia. E não há como mudar os seres humanos. Infelizmente, para os gestores da academia, é preciso se adaptar a eles.

Portanto, a nova pergunta que surge é: como lidar com o problema da luz, afinal? A resposta é tão óbvia quanto a da pergunta anterior: introduza um incentivo. Um BOM incentivo.

E o que eu quero dizer com isso?

Um bom incentivo, nesse caso da academia, é algo que faça com que os instrutores tenham motivos reais para se preocupar com a situação, e que lembrem-se permanentemente dela. É introduzir na questão algum elemento que faça os instrutores perceberem o problema como se fosse deles TAMBÉM, e não apenas dos donos da academia.

Uma solução interessante seria oferecer aos instrutores 50% da grana de toda a economia de luz obtida, sendo o dinheiro rateado entre eles no final do mês. Provavelmente, esse seria um incentivo forte o suficiente para que todos os instrutores começassem a se policiar em relação ao consumo de luz e deixassem de negligenciar a questão.

No próximo post sobre incentivos, falarei sobre como evitar os constantes ATRASOS dos seus amigos.


Escrito por Eduardo @ 9:53 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog