domingo, setembro 30, 2007




Sobre escrever bem ou mal

Já me falaram que eu escrevo bem e que eu escrevo mal. Escrever bem ou mal é relativo. Não dá pra julgar quem escreve bem ou mal de maneira superficial. Você escreve "bem" quando é lido e escreve "mal" quando não é. Você escreve bem quando bastante gente se interessa pela mensagem que você quer passar e pelo jeito que você passa - e mal quando na situação contrária. Quanto mais pessoas te lerem, mais pessoas você influencia - de forma positiva ou negativa - e melhor você escreve.

Muita gente critica o Paulo Coelho, mas o cara é um dos escritores que mais vende livros no mundo. Ele escreve mal? Milhões de pessoas pensam o contrário. Complicado falar se o cara escreve mal, né. Acho que uma coisa é falar que NÃO GOSTA DELE - mas assumir que o cara escreve mal e vende pra tanta gente é meio nonsense. Se tanta gente se interessa pelo que ele tem a dizer, algo de bom ele tem. Pode não servir pra mim ou pra você, mas serve pra muita gente. Não sou fã do Paulo Coelho, mas admito que me incomoda um pouco quando nego exagera pra cima dele.

Existem vários estilos de escrita. Tem nego que enrola, tem nego que vai direto ao ponto, tem nego que gosta de descrever, tem nego que prefere ser mais objetivo. Existe um jeito MELHOR pra se escrever? Um jeito ideal? Não, cada um tem suas singularidades.

Se eu
quiser
escrever assim
e mesmo assim
centenas de pessoas quiserem continuar
lendo
o que eu escrevo
eu serei um bom escritor para essas pessoas

O que eu quero dizer é que não importa a MANEIRA com que você passa a mensagem - e sim se as pessoas se interessam por ela, se querem saber o que você tem a passar. Provavelmente, se eu escrevesse no formato aí de cima, as visitas do blog iam despencar - e ISSO determinaria que eu estava escrevendo mal. E não a forma que eu escrevo.

Cada público é um público. Cada leitor é um leitor. Assim como cada escritor, cada leitor tem suas preferências, suas particularidades. O perfil do leitor de blogs é um, o do leitor da ATREVIDA de repente pode ser outro. Qual o melhor? Não existe melhor.

O mais curioso sobre essa questão de escrever bem ou mal é que não importa se os seus leitores gostam do que você escreve ou não. Contanto que te leiam, você escreve BEM. Se pararem de ler, você escreve MAL. BEM e MAL são termos relativos e variam de pessoa para pessoa. Podem flutuar também - alguém pode escrever bem por um tempo e mal durante outro.

Tem muito colunista odiado por aí que é bastante lido, recordista de cartas de revista. Mas pensem comigo: se ele é odiado, é porque é lido. Se é recordista de cartas, é porque desperta algo nas pessoas. E se essas pessoas tão lendo o cara, é porque QUEREM, porque GOSTAM - mesmo criticando. Afinal, ninguém lê algo que não quer ler. Não espontaneamente, pelo menos. Podem não concordar com as opiniões do cara, mas gostam da maneira que ele escreve, que ele passa a mensagem.

É contra-senso você ler sempre o que alguém escreve e falar que esse alguém escreve mal. Se realmente escrevesse mal, você não estaria lendo. Escrever bem está diretamente atrelado ao público que você atinge. Quanto maior o público, melhor você escreve. E existe meio que uma seleção natural no mercado literário que discrimina quem sabe escrever e quem não sabe. E o escrever bem não é necessariamente escrever FORMALMENTE não - é escrever coisas interessantes, de uma maneira interessante.

Essa seleção natural que eu falei no parágrafo anterior ficou evidenciada no mundo dos blogs. Os blogs diarinho, que bombaram inicialmente, sumiram. 90% desistiram e foram para os fotologs da vida. Alguém lia eles? Alguém comentava neles? Quem tinha saco pra ler "Hj Eo FuI nu ShopS c/ MinhaS miGaS e foI u MassImo"? Ninguém. Nem os próprios amigos da pessoa. Tanto que muitas vezes nego postava e tinha que ficar mandando a url pros amigos, porque ninguém se importava em decorar. Daí nego percebeu que blog não era diário, que tinha um potencial muito maior. Aliás, ele pode até ser "diário", mas um diário onde você conta histórias INTERESSANTES, de uma maneira INTERESSANTE.

Afinal, você tem tempo pra ler quantos blogs? Pára e pensa em quantos blogs existem por aí. Pára e pensa em quanta leitura tem por aí. A concorrência é grande. Existem milhões de blogs por aí, mas você tem tempo/saco pra ler mais que uns 10 por dia? Difícil, né. Os bons vão sobreviver, sempre.

E o bom é aquele que é lido.


Escrito por Eduardo @ 12:18 AM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog