quinta-feira, outubro 30, 2008


Análise: Sequestro na China x Sequestro no Brasil

A seguir, demonstrarei a diferença de procedimentos da polícia chinesa e brasileira, em casos de sequestros semelhantes, nos dois países.

Baseado em fatos reais.


Na China: visando não prolongar o que não há porque ser prolongado, a polícia chinesa traça um plano de ação de no máximo 24 horas para resgatar o réfem. Ela sabe que o sequestrador só tem duas saídas: ou liberta o refém logo ou toma bala na fuça.

A decisão é dele.

No Brasil: a nata pensante da polícia brasileira se reúne, pensa, argumenta e, após um longo e razoável período de discussão (1 ou 2 dias), chega à conclusão que não é necessário incomodar o sequestrador por 1 ou 2 semanas.

Talvez 3 semanas ou 1 mês? A decisão é dele.



Na China: "Tenho TRÊS exigências a fazer".

No Brasil: "Tenho TREZE exigências a fazer. Dentre elas, quero que a refém que eu acabei de liberar volte ao meu poder."

Resposta ao pedido do sequestrador na China: "Não."

Resposta ao pedido do sequestrador no Brasil: "Claro, Sr. Sequestrador. Cafézinho?"




Na China: Sem o prévio conhecimento do sequestrador, a polícia chinesa se posiciona de prontidão em um aposento ao lado dele. Mesmo sem um sofisticado aparato tecnológico, a comunicação entre o pessoal do campo de ação e de negociação é plena. Qualquer vacilo do sequestrador pode ser decisivo.

No Brasil: Com o prévio conhecimento do sequestrador, o GATE reúne um impressionante grupo de 78 pessoas - dentre elas, policiais, psicólogas, parentes e pastores evangélicos - que ficam de braços cruzados durante todo o decorrer do sequestro. Minto: as psicólogas dão entrevistas pra TV, os parentes choram e os evangélicos tentam converter o sequestrador. O trabalho é integrado. O intuito é deixar o sequestrador bastante irritado e fazê-lo disparar 4x contra a multidão. Plano bem sucedido.




Na China: Tendo ao seu lado o fator surpresa, o policial chinês aproveita uma brecha de atenção do sequestrador e o pega desprevenido.

No Brasil: Tendo ao seu lado o fator burrice, a polícia brasileira resolve invadir o cativeiro do jeito mais difícil, PELA PORTA DA FRENTE, estourando uma bomba bem barulhenta, apenas para dar tempo do sequestrador matar uma refém e atirar na cara da outra.



Na China: Começam as negociações.

No Brasil: A polícia invade o cativeiro com balas de borracha, para evitar ferir o sequestrador. Direitos humanos, ouvi falar.



Na China: Terminam as negociações.

No Brasil: A polícia sai triunfante do cativeiro, com o único resultado esperado e possível - a morte de uma refém, um tiro na cara da outra e o sequestrador ileso.





O resultado, na China: sequestrador bom é sequestrador morto.

O resultado, no Brasil: o sequestrador, enquanto vítima de sua infância sofrível, alega um período de breve insanidade temporária e, dessa forma, após tirar uma vida a sangue frio, passa uns 4 ou 5 anos na cadeia (se passar), enquanto a midia esquece do caso.


Escrito por Eduardo @ 12:06 AM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog