sexta-feira, novembro 28, 2008


Sumir tem um EV positivo.

O interessante de passar um tempo sem escrever nada, voltar, e novamente passar um tempo sem escrever nada é que as pessoas voltam a te cobrar. É um raciocínio curioso, porque se eu não tivesse voltado, não seria cobrado; mas como voltei, sou.

Ou seja: pelo fato de ter dado as caras, por vocês novamente terem um acesso facilitado comigo, a tendência é que se sintam no "direito" de me cobrar alguma coisa.

Isso se aplica no dia-a-dia, também. Imaginemos a seguinte situação: trabalho em grupo na faculdade... você, um amigo e mais dois desconhecidos. Os dois desconhecidos não fizeram nada no trabalho. Por mais que você faça a sua parte, o seu amigo chega até você pra despejar a ira dele. E mais: talvez ainda diga pra você fazer a parte dos caras. Você tem alguma culpa? Não. Mas você é acessível.

Eu poderia dar mil exemplos, mas acho que vocês já pegaram o espírito da coisa. Quando as pessoas não tem a quem direcionar sua revolta/raiva diretamente, elas ficam quietinhas; quando tem, soltam a franga. E mais: NÃO IMPORTA o grau de culpa da pessoa na situação ou até mesmo se ela tem culpa... mas ALGUÉM tem que pagar o pato. As pessoas não sabem simplesmente guardar sua revolta, elas tem que exprimi-la socialmente de algum jeito. Mesmo que injustamente. Daí depois vem aquele papo: "é, eu exagerei, tava de cabeça quente, etc". Isso é... quando vem.

Outra característica do brasileiro é dar um valor muito importante para o MOMENTO. Aqui não existe o ditado: "vingança é um prato que se come frio". Alguém tem que pagar pela sua raiva, NA HORA. Alguém tem que saber que você está com raiva. Se é a pessoa certa... não importa. Está com raiva da empregada? Desconte na filha. Está com raiva do professor? Desconte no amigo.

Pior do que isso: No Brasil, se você faz merda e some, a raiva das pessoas PASSA. Sim, PASSA. Brasileiro não sabe lidar com o sentimento de vingança - um sentimento interessante, até. Brasileiro costuma se deixar afetar emocionalmente, momentaneamente, até que essa sensação incômoda passe (em algumas horas ou dias). Isso muitas vezes deixa a injustiça vencer, prevalecer. A partir do momento que nego entender que a vingança pode ser feita futuramente, MESMO QUE O ABALO EMOCIONAL DO MOMENTO SUMA, muita gente vai parar de fazer sacanagem com os outros e sumir - visto que, dessa forma, saberia que "vai ter volta". O "vai ter volta" atual dos brasileiros é patético. É tipo "vai ter volta" = vai ter volta nas próximas horas, se eu conseguir te achar.

Isso tudo se torna interessante a partir do momento que, num país culturamente fodido como o nosso, a melhor solução para qualquer problema é sumir, se omitir. Quem dá a cara a tapa é otário. Quem discute é otário. Quem tenta fazer justiça é otário.

Apenas suma e não dê satisfações, no longo prazo isso vai ter um EV positivo.


Escrito por Eduardo @ 6:38 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog