segunda-feira, outubro 04, 2004
Você acredita em pesquisa eleitoral?
Pesquisa eleitoral é uma coisa que todo mundo fala que existe mas ninguém nunca participou de uma. E nem conhece alguém que tenha participado.
Pesquisas eleitorais são mitos. De 4 em 4 anos elas nos são apresentadas e nunca contestadas. São como uma tradição que não pode ser interrompida nem interpelada. Elas precisam existir. Vivemos melhor com elas. Elas estão aí e você precisa acreditar nelas.
Aqueles gráficos, aqueles dados percentuais ... parecem tão certos! Tão exatos! Não podem estar errados! (reparem a rima involuntária)
Lógico que a Marta Suplicy está tecnicamente empatada com o Serra, afinal é o que o DATAFOLHA diz. É o que o IBOPE diz. Curiosamente, as urnas discordam dessa afirmação. Quem fala mais alto?
Difícil acreditar na idoneidade dos institutos de pesquisa.
Difícil acreditar em pesquisas eleitorais.
Margem de erro também é um negócio curioso. Interessante ver como ela varia de pesquisa para pesquisa. Numa, ela é 1.7%, na outra é 2.3%. Como esses números são calculados? Por que haver margem de erro se, no final das contas, o resultado se deu totalmente diferente da pesquisa? Que chutem um número exato logo! 63% para um candidato e 37% pro outro. Pronto. Nada de margem de erro. Frescura de estatístico. Aliás, pra mim, essas margens de erros não são calculadas, e sim chutadas.
[estatístico] hum. precisamos de uma margem de erro.
[estatístico DOIS] certo. cronometre em quantos segundos eu falo a palavra inconstitucionalissimamente.
...
[estatístico DOIS] anotou?
[estatístico] 1 segundo e 723 centésimos.
[estatístico DOIS] Hum. Então colocaí 2,7%.
Se existem mesmo, pesquisas eleitorais devem ser realizadas em lugares bem inusitados. Lugares bem escondidos. E quem participa delas, misteriosamente desaparece.
Sabe aqueles cartazes de pessoas desaparecidas inexplicavelmente? Então.
Nada de sequestros ou abduções.
São as pesquisas eleitorais.
Tenha cuidado se alguém na rua te requisitar para uma pesquisa eleitoral.
Você pode ganhar ... humm ... um "sumiço".
Escrito por Eduardo @ 3:09 PM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.