quinta-feira, abril 27, 2006




Injustiça com o Capitalismo

Se existe algo que me incomoda é a frase "o capitalismo é injusto".

Vamos combinar uma coisinha: não confundam a IDEOLOGIA capitalismo com essa coisa desfigurada que é aplicada no Brasil, onde o Estado aplica seus recursos - aliás, nossos - da pior maneira possível. Quando me refiro a capitalismo, falo da ideologia, e não deste país. Entendam isso.

Sem uma boa educação pública, realmente, o capitalismo torna-se injusto. Torna-se injusto porque não há chances iguais para todos. Torna-se injusto porque o filho do pobre e o filho do rico não tiveram condições iguais - ou pelo menos parecidas - de vencer na vida. No cenário atual, com uma educação pública sucateada, não há chances de ascensão social para todos.

Justiça seria o moleque que estudou, correu atrás, batalhou pra ter uma vida boa no futuro ser recompensado. Independente da classe social. Sendo ele rico ou pobre. Sendo pobre, se mesmo tendo chances de estudar o moleque continuar na rua, na vagabundagem, não há do que reclamar.

Enquanto houverem professores despreparados, infra-estrutura precária, falta de livros e material de estudo em geral, realmente, não haverá chances iguais para todos. Enquanto o Estado brasileiro insistir em não fornecer essas coisinhas básicas para quem precisa, o capitalismo jamais será justo.

Prover uma boa educação para todos;
Equiparar as oportunidades;
Fornecer material suficiente para quem estiver disposto conseguir chegar a uma faculdade pública, ter a possibilidade de conseguir um bom emprego e ascender socialmente;

Essa é a fórmula para termos um capitalismo justo no Brasil.

Dito isto, não cheguem mais pra mim e digam que o capitalismo joga um monte de moleque na marginalidade enquanto o socialismo dá comida na boquinha de todo mundo.

Culpem o governo, não o capitalismo, por favor.


Escrito por Eduardo @ 2:37 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog