quinta-feira, novembro 16, 2006
Críticas
As pessoas não lidam bem com críticas. Ficam chateadas, impacientes, incomodadas.
E é sobre isso que vou falar hoje.
Existem dois tipos de críticas: as críticas construtivas e as críticas feitas pra atingir. As construtivas são aquelas feitas com a intenção de corrigir algum procedimento com o objetivo de uma melhora futura. As críticas feitas pra atingir não tem nenhuma boa intenção embutida: querer denegrir, desestabilizar uma outra pessoa. São dois tipos de críticas diametralmente distintas, e precisam ser diferenciadas.
As pessoas tem a tendência de não separar os dois tipos. Tendem a receber qualquer tipo de crítica da mesma maneira: fecham a cara. Embora, muitas vezes, você corrija alguém única e exclusivamente para o bem da pessoa (ou pelo menos com esse intuito), nem sempre ela entende. Ninguém vê a crítica como algo bem intencionado, como algo feito com a mais nobre das intenções. E isso pode causar alguns problemas de relacionamento. Existem pessoas que tem o hábito de corrigir (com críticas construtivas) e outras que odeiam ser corrigidas; a união das duas pode dar certo? Com certeza não.
Naturalmente, quando falo de "corrigir alguém para o bem da pessoa", no parágrafo acima, me refiro às críticas construtivas. Obviamente não me refiro às criticas feitas pra atingir - estas não precisam, necessariamente, ser bem recebidas. Críticas feitas pra atingir costumam sair da boca de gente com quem você não tem a menor intimidade, gente que não se importa com você. Aí sim deve-se ligar o sinal de alerta.
Agora, quando alguém faz uma crítica bem intencionada, sem a intenção de denegrir, apenas corrigindo um erro, esta deveria ser bem recebida. Não necessariamente a crítica deve ser aceita; mas precisa ser ouvida.
Saber distinguir os dois tipos de críticas e aceitar o primeiro tipo (críticas construtivas) é algo pra poucos. Muito poucos, infelizmente.
Escrito por Eduardo @ 1:09 PM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.