quinta-feira, novembro 09, 2006
O Ministério da Internet adverte: não se aproprie de posts alheios
O Felipe acaba de me alertar, no MSN, que existem alguns perfis no Orkut usando textos meus: esse, esse, esse e esse. E todos eles com créditos, o que me deixou bastante feliz. Há algum tempo atrás eu era totalmente cético em relação a nego creditar textos na internet: pra mim, isso era lenda. Por ser uma "terra sem lei", a internet é um meio totalmente propício pra esse tipo de pilantragem. Mas, para a minha boa surpresa, me deparei com esses perfis devidamente creditados.
Frequentemente nego me chama a atenção pra textos meus usados em fóruns e outros blogs, sem a fonte. Antigamente eu fazia posts enormes pra falar mal desse pessoal, mas agora já não adianta mais: é algo tão frequente e em número tão grande que eu teria que fazer pelo menos uns 3 posts desse tipo por mês - isso pros plágios que eu ENCONTRO. Encontrar textos copiados na internet é que nem procurar agulha no palheiro: uma tarefa BASTANTE árdua. O que deve ter de texto do FS rolando por aí sem crédito é algo que eu prefiro nem imaginar.
Pra vocês terem noção, o simples ato da galera de ter posto créditos nos textos que pegaram me deixou mais feliz do que o fato de terem usado textos de minha autoria em perfis públicos do Orkut - que é algo que realmente me deixa honrado.
Mas, infelizmente, nem sempre a história tem final feliz assim.
Reiterando o que eu disse acima, com certa constância me deparo com textos meus em fóruns e blogs sem os devidos créditos. Uso alguns sites que me facilitam nessa busca - mas é um saco ficar procurando. Porém, no Orkut, jamais tinha pego um caso assim. Por sorte - ou azar, sei lá - há um tempo atrás eu achei esse perfil, contendo um texto do FS sem créditos, no about me. E isso é algo que realmente me deixa triste. De repente o cara não fez nem por mal, mas a sensação de ver nego se apropriando de um texto seu é similar a tomar uma punhalada nas costas. Não vou xingar a mãe do cara, nem amaldiçoar a família dele, nem nada, mas fica aqui um apelo... POR FAVOR, não façam isso. É bastante deselegante.
Daí amanhã mesmo vão copiar esse texto, LOL.
Escrito por Eduardo @ 1:38 AM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.