sexta-feira, novembro 03, 2006




Dicas de como ter um blog famoso

Então.

Muita gente me pergunta como consegui fazer do FS um blog famoso, como consegui ganhar dinheiro com ele e como cheguei a marca de mais de 1000 leitores diários. Eu sempre respondo que não há uma "formula mágica"; mas sim uma série de procedimentos que juntos acabam fazendo a diferença.

É fato que todos que entram no mundo blogueiro querem ser lidos, mas essa não é uma tarefa fácil. O começo é sempre árduo - escrever pra ninguém é desestimulante. Porém, não desista no primeiro momento. Todo e qualquer blogueiro demora séculos para conseguir seus primeiros 50 leitores - mas, a partir daí, a coisa fica bem mais fácil.

A seguir, falarei sobre alguns dos procedimentos que uso e/ou já usei para tornar o FS um blog conhecido no MUNDINHO BLOGUEIRO.


---------------------------------------------------------------------------


Escreva de uma maneira interessante, sobre temas interessantes.
Pois é. Escrever sobre sua saída ao shopping no fds não vai te trazer leitores. Você vai ter que se matar no MSN pra convencer uns 5 gatos pingados pra ler e, mesmo assim, eles não vão ler porra nenhuma.

Escrever todo mundo sabe. Escrever algo que prenda os leitores que é o mais difícil.

Infelizmente, isso não é algo "ensinável". Leia alguns blogs famosinhos por aí e tente entender o que eu quero dizer.



Use um template decente.
Não adianta; por mais que as pessoas digam que o mais importante é o conteúdo, um blog não sobrevive sem um layout apresentável. Aliar conteúdo e template é essencial. Lógico que antes ter um blog com um bom conteúdo e um layout feioso do que um blog com um layout fodão e ixcrever axim. Porém, nem o melhor blogueiro do mundo conseguiria leitores fiéis com um template do Maximus, por exemplo. Se você não sabe fazer layouts, aprenda. Se você conhece alguém que faz, peça. Se não conhece, arranje.

Isto é, se quiser mesmo que seu blog tenha leitores.



O Orkut é um poderoso meio de divulgação.
Se quiser atrair mais visitantes pro seu blog, use o Orkut. O site é uma das mais valiosas ferramentas online para se divulgar qualquer coisa. Porém, não incorra no mesmo erro de milhões de pessoas; não entre numa comunidade somente com o intuito de colar a URL do seu blog no título de um tópico e um "visitem" no corpo da mensagem. Isso não gera visitas. Chamo isso de "spam não-inteligente". Na verdade, ninguém vai clicar no link do blog se não tiver um motivo para tal. Ainda mais com essa onda recente de que tudo quanto é link jogado por aí é vírus. Ou seja: é preciso ESTIMULAR as pessoas a clicarem na URL do seu blog.

Mas como fazer isso?

Bem, é simples. Assim que você fizer um post que julga polêmico o suficiente para gerar discussão, procure comunidades no Orkut que tratem do tema do post. Em seguida, você cria um tópico com o tema do seu texto no header e cola uma pequena parte dele no corpo - não precisa ser necessariamente o começo. Tente colar um trecho que faça a galera se interessar pelo seu post, ler mais sobre ele. No final do trecho, você coloca um "CONTINUA: URL DO BLOG".
Dessa forma, quem se interessar pelo texto se dirigirá mais que rapidamente ao seu blog, para ler o resto do post.



Faça um bom número de pessoas te odiar.
Quanto mais pessoas te odiarem, mais você terá um blog de sucesso. Diferentemente do que prega a sabedoria convencional, as pessoas que mais visitam um blog não são as que gostam dele - são as que odeiam. São essas pessoas que passam o link do blog adiante, fazem o nome do seu autor e o transformam numa "celebridade virtual". Quanto mais você é odiado, mais vão falar de você.

Quando você é odiado, nem precisa se dar trabalho de fazer marketing do blog: seus leitores - principalmente os que te "odeiam" - fazem por você.


Escrito por Eduardo @ 3:12 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog