segunda-feira, fevereiro 05, 2007




TUTORIAL E DICAS DE COMO JOGAR POKER (TEXAS HOLD´EM) ON-LINE - PARTE 2


Como prometido, nessa segunda parte do tutorial ensinarei o be-a-bá do Poker. E, claro, focando na modalidade mais famosa e mais praticada do jogo no mundo todo: o Texas Hold´Em. Evitarei ao máximo usar terminologias mais avançadas nessa segunda parte - considerarei que o leitor deste post jamais ouviu falar em Poker na vida. Portanto, se você quer dicar mais avançadas, paciência; nós vamos chegar lá, mas não agora.

Antes de mais nada, gostaria de recomendar um bom site sobre o assunto: CLUBE DO POKER. Ótimos artigos, resenhas de torneios, enfim. Pra quem quiser se aprofundar no Texas Hold´Em é um prato cheio.

Enfim, vamos ao que interessa.

52 cartas. Um baralho apenas. Do ás ao rei. Sem JOKER.
São essas as cartas necessárias.

Antes de mais nada, fichas são distribuídas entre os jogadores. Se você não tem fichas em casa, improvise, usando dinheiro do BANCO IMOBILIÁRIO, JOGO DA VIDA ou até mesmo algumas moedinhas de pouco valor, de 1 a 50 centavos. Isso é com você. Quando jogo com meus amigos, costumo usar dinheiro do Banco Imobiliário - que ao final do jogo é convertido em dinheiro real. Use a "taxa de câmbio" que lhe convier.

Bem, após a distribuição das fichas, podemos começar o jogo. O dealer (que muda a cada rodada) embaralha e dá as cartas - duas para cada jogador. Simultaneamente, o jogador a sua esquerda coloca em jogo a SMALL BLIND (aposta cega) - uma quantia que deve ser apostada COMPULSORIAMENTE e pré-determinada pelos jogadores. Acredito que 5 centavos seja uma quantia razoável para o small blind, em um jogo de 5 reais. Mas isso, novamente, você decide.

Além do small blind, que é obrigado a apostar antes mesmo de ver suas cartas, temos o big blind, que fica sob essas mesmas condições - só que este precisa apostar o DOBRO do small blind. Pois é, como você deve ter concluído agora, nem sempre é legal ser o big blind :)

As duas cartas recebidas pelos jogadores não devem ser mostradas e, em seguida, podemos começar a primeira rodada de apostas. Ela é iniciada pelo jogador posicionado ao lado do big blind - sem ser o small blind, naturalmente. Só termina quando todos os jogadores tiverem apostado a mesma quantia na mesa. É importante frisar que pode-se pré-determinar limites nessas apostas antes do jogo começar - pra evitar que nego saia apostando tudo a toda hora. Porém, particularmente, prefiro jogar sem limites - principalmente quando jogo a dinheiro, e nego leva mais a sério. Aliás, as três principais variações do Texas Hold´em são diferenciadas pelo limite das suas apostas:

Limit Texas Hold'em:
Existe um limite especificado para rodada de apostas.

No Limit Texas Hold'em: O jogador pode apostar todas as suas fichas (ALL IN) a qualquer momento.

Pot Limit Texas Hold'em: O jogador pode apostar, no máximo, o que está no pote (o que já foi apostado).

Se algum jogador não quiser prosseguir (por achar que não tem cartas boas ou por qualquer outro motivo) ele pode dar FOLD a qualquer momento, o que significa jogar suas cartas fora e desistir da rodada em questão. Após essa primeira rodada de apostas, são viradas 3 cartas na mesa, que servirão para todos os jogadores: o FLOP. Essas 3 cartas são chamadas CARTAS COMUNITÁRIAS, por servirem para todos os jogadores que ainda estão na rodada. Todos estes devem tentar combinar suas duas cartas na mão com estas três cartas no intuito de fazer o melhor jogo possível.

Agora, a pergunta inevitável: E QUAL É O MELHOR JOGO POSSÍVEL?

Bem, isso fica para a terceira parte do Tutorial, já que são 4 horas da manhã e eu tô morrendo de sono.


Escrito por Eduardo @ 6:27 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog