segunda-feira, julho 02, 2007




Alguém ai se lembra de mim?

Escrevi uma redação intitulada "Diferenças culturais".

Todos falam do jeitinho brasileiro, do calor do povo, da animação, mas ninguém fala do lado ruim da cultura brasileira. Ninguém gosta de falar nas coisas que o Brasil é pior que o resto do mundo.

Só para explicar do que eu estou falando, nos EUA vocês estariam vendo um show do Seinfeld. Aqui no brasil vocês tem eu.

O crime organizado, por exemplo. Don Corleone usando terno, fumando charuto, escutando musica clássica, quando entra o inspetor de polícia e diz: “Don Corleone, eu sei que você é culpado. Eu estou trabalhando pra te pegar.” Se fosse no Brasil ia ser diferente. Cabelo mandante do dona marta, em cima do morro, de bermuda assistindo o “framengo”. Sobe o Sargento Silva gritando: “Ai cabelo eu sei que você ta ai. Eu vim te pegar.” (Muito som de tiro) “Vai pegar ninguém não.”

Ou então em uma conversa particular Don Corleone diz para o seu conselheiro: “Eu estou muito preocupado com os territórios do brroklin. O que nós vamos fazer para impedir Don Cicio?” Se o filme fosse no Brasil o dialogo seria um pouco diferente. “Ae. Os terceiro tão querenu invadi o morro do juramento. Vamo lá quebra eles.”

Depois do Hip-Hop virou moda ser cafetão. PIMP como os gringos dizem. A diferença é que lá nos EUA o cafetão é um cara que se veste com roupas caras, tem muito dinheiro e anda com prostitutas de luxo. Aqui no Brasil você vai na vila mimosa e pede pra ver um cafetão. Vai vir um Taxista gordo todo suado e ainda vai tentar te apresentar uma velha de 50 centavos.

Outra coisa que só funciona lá fora são aqueles seriados policiais que o cara acha um fio de cabelo na cena do crime, ai é só colocar o dna em um banco de dados que ele compara com o de todos os outros americanos e pronto aparece o nome do assassino. No Brasil a única chance disso dar certo é o policial encontrar a carteira de identidade de alguém na cena do crime. Sem falar que o banco de dados que a gente usa não é tão bom quanto o deles. “Coloca Juraci no banco de dados e vê o que você encontra.” “www.orkut.com... Apareceu aqui que odeia acordar cedo.”

Outra coisa típica do brasileiro é querer economizar. Vai vir o Circo du Soleil se apresentar de novo. O ingresso custa mil reais. Minha namorada pode reclamar o quanto ela quiser. Não vou pagar por alguma coisa que eu posso assistir de graça em qualquer sinal.

Eu imagino se o artista que vem pra cá sente algum tipo de desconforto. Vir apresentar uma coisa que o mundo inteiro acha legal, mas no Brasil quem faz é mendigo. Será que alguém conversa isso com eles antes deles virem. “Olha, por uma questão cultural antes do espetáculo vocês precisam levantar a camisa e dar uma voltinha pra mostrar que não estão armados.”

Nos aeroportos também tem essa diferença cultural. Nos EUA se alguém chega com cara de terrorista, com um visto suspeito e um passaporte falso eles mandam voltar na hora. No Brasil se alguém chega nas mesmas condições é porque está voltando.


Escrito por Nigel Goodman @ 5:18 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog