quarta-feira, julho 04, 2007




Sobre as relações de amizade e sua perspectiva contemporânea numa análise conceitual pós-moderna

Ok.

Acredito que este seja um tema recorrente no FS, mas é inevitável falar sobre ele. Enfim. Hoje em dia todo mundo é amigo de todo mundo, é impressionante. Ou pelo menos todo mundo se diz amigo de todo mundo. Ou então ACHA que é amigo de todo mundo. Mas que parece que as relações de "amizade" saíram do controle, parece.

O Orkut estimulou muito isso. Você sai com um grupo grande, onde conhece apenas 3 pessoas. Interage com todo mundo, ok. Mais com uns e menos com outros, naturalmente. Porém, no dia seguinte, todas as TREZE PESSOAS do grupo te adicionam no Orkut. Que porra é essa? Não adianta, não é meu amigo. No máximo, vai ter um ou dois que eu fui mais com a cara. Mas mesmo assim ainda não conheço, porra. Um começo de amizade não vai se solidificar por Orkut, tenha certeza. Não tem como. No máximo, por MSN, e olhe lá - o contato físico é vital.

Impressionante perceber como nego vai acumulando gente inútil na lista. Gente que viu uma vez, trocou duas palavras e nunca mais interagiu na vida. Gente que nego vai passar reto na rua, mas que tá na lista do Orkut. Cabe a questão: pra que serve a lista do Orkut, então?

Ao meu ver, os brasileiros banalizaram as amizades no Orkut. Vendo listas de gringos, pude reparar que eles não tem 500, 600 amigos. Poucos são os que chegam a 200. Afinal, pra que servem 600 amigos? Pra nada. Sério, pra nada. No máximo, pra te irritar quando você vê a cara da pessoa ali nos 8 que aparecem destacados. Ou então pra dificultar que apareçam ali pessoas realmente importantes, que você realmente se importa e trocaria scrap. Porque nem todo mundo sabe, mas os 8 que aparecem ali são os que entraram mais recentemente - então, mantendo pessoas inúteis na lista, você acaba relegando a um segundo plano quem realmente importa.

Ninguém tem TEMPO pra manter e cultivar 600 amigos. É só fazer a conta: se o dia tem 24 horas, e a semana tem 7 dias, são 168 horas semanais pra manter/cultivar uma amizade. Considerando uma média de 8 horas por dia de sono + 6 horas de trabalho/estudo/estágio + 2 horas para resolver coisas pessoais, você pode retirar do cálculo 16 horas x 7 (dias na semana) = 112 horas. Portanto, sobram cerca de 56 horas - numa estimativa otimista - para interações sociais. Dividindo 56/600, chegamos a conclusão que restaria cerca de 9 minutos semanais pra cada amizade. Sabe-se que é impossível cultivar uma amizade com apenas 9 minutos semanais, e que existem os melhores amigos e os amigos que a pessoa mais fala. Com estes, mais da metade do tempo total para interações sociais são gastas, inevitavelmente. Portanto, conclui-se que, CERTAMENTE, dentre esses 600 amigos, NO MÁXIMO, a pessoa mantém contato mesmo com uns 80. Estourando. Lógico que você pode manter contato com duas pessoas ou mais, concomitantemente, mas eu cansei de fazer conta e vou parar por aqui. Você certamente já entendeu o que eu quis dizer.

Atualmente as relações de amizade são estabelecidas de maneira muito diferente em relação ao século passado (não o século passado esteja muito longe, mas esse termo impressiona pra caralho). Hoje em dia, você esbarra em alguém na rua e a pessoa pergunta: "poSsO tE aDd nO OrKut?". Você tropeça na pessoa a sua frente da fila e ela vira dizendo: "tem msn?". Daí, um mês depois, vocês percebem que não significam nada um pro outro e se ignoram pra sempre. Poético.

Sei lá, pra mim, amizade se baseia em realmente se identificar com alguém, ter assunto DE VERDADE. Ter senso de humor parecido, assuntos em comum. Mas hoje em dia, isso não significa nada. Todo mundo é amigo de todo mundo e todo mundo ama todo mundo.

Foda-se todo mundo, também.


Escrito por Eduardo @ 4:54 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog