quinta-feira, novembro 06, 2008


O politicamente correto e o preconceito

O preconceito de hoje em dia não é mais o preconceito de outrora. O que eu quero dizer com isso? Simples. Se antigamente as pessoas eram preconceituosas manifestando abertamente sua ojeriza a negros e homossexuais, hoje em dia acontece o inverso: aquele que não elogia e apóia negros e homossexuais em suas respectivas "causas" é taxado de babaca, filho da puta e outros adjetivos bonitos do tipo.

Primeiramente, é importante deixar claro porque coloquei "causas" entre aspas. Por um motivo simples: não existe mais causa. Os negros e homossexuais já estão devidamente integrados à sociedade - as novelas da Globo que o digam. O cidadão brasileiro, hoje, em geral, sabe respeitar diferenças.

Ah, mas ainda exisem focos de preconceito e o preconceito velado? Claro que existem. E vão sempre existir, aliás. Existem pessoas que se alimentam de luz, também. Existem pessoas que doam 10% do salário pra deixar pastores filhos da puta ricos. Ou seja: pessoas burras existirão eternamente. Não há uma forma de impedir pessoas burras de nascerem.

O racismo e a homofobia são burrice simplesmente porque são artificiais - não há nada específico que os provoque. É como se alguém odiasse a cor azul simplesmente por... ela ser azul. Portanto, é ponto pacífico que racistas e homofóbicos não ganham nada sendo racistas e homofóbicos - por outro lado, perdem oportunidades. Agora, eu não nego a ninguém o direito de ser burro. As pessoas são livres pra serem burras. E, por que nao?, são livres para serem racistas e homofóbicas também.

O que um racista ou homofóbico não pode fazer é interferir na liberdade de um negro ou homossexual - seja cerceando de alguma forma seus direitos, seja o agredindo. O racista tem o direito de não fazer amizade com negros e o homofóbico tem direito de não se misturar como homossexuais. ENTENDAM ISSO: TER O DIREITO NÃO SIGNIFICA QUE É CERTO. A DISCUSSÃO ENTRE CERTO E ERRADO É MAIS ABRANGENTE. PARA MUITOS, UM HOMEM DAR O CU PARA OUTRO É ERRADO, MAS DEVE SER RESPEITADO.

Em suma: assim como eu tenho o direito de escolher as pessoas com quem eu convivo e você tem o direito de zoar os nerds da tua sala, um racista ou homofóbico não é obrigado a conviver com alguém que não queira - e tem o direito, sim, de expressar a sua opinião nesse sentido. Entretanto, não têm o direito de juntar-se com um grupo e espancar as pessoas que não suporta.

Nesse ponto, aí sim, o Estado deve interferir. Assim como deve interferir em qualquer caso semelhante de agressão, mesmo que seja entre dois heterossexuais. Ou seja: A QUESTÃO INDEPENDE DE GÊNERO, RAÇA, ESCOLHAS SEXUAIS.

Criticar alguém por não querer ser amigo de gays dá o direito da pessoa em questão te criticar por não querer ser amigo de QUALQUER OUTRA PESSOA. Afinal, ser GAY não deve ser encarado como uma característica distintiva - e, sim, natural.

Se um vendedor racista de uma loja deixar de vender sua mercadoria para um negro, ele vai sair perdendo - e não a sociedade. Além disso, tenho certeza que outros milhares de lojistas vão aproveitar a oportunidade pra conquistar a clientela do negro. Racismo é realmente passado. O racismo era interessante pra sociedade quando os negros não tinham nada a contribuir - hoje em dia, tem. E tanto quanto um branco, oriental, enfim.

Porém, negros e homossexuais nunca serão unanimidade. Por um simples motivo: nada é unanimidade. Gordos não são unanimidade. Carecas não são unanimidade. "Blogueiros" (essa palavra é horrível) não são unanimidade. Você não é unanimidade. É importante deixar claro que jamais existirá unanimidade num país de 200 milhões de pessoas. Assim como existem pessoas que mijam em pé e pessoas que mijam sentado. E assim como existem pessoas a favor da pena de morte e outras contra. Em suma: a sociedade jamais concordará integralmente (100%) sobre um determinado assunto.

Porém, a sociedade INSISTE que o preconceito ainda existe. Ora, porra, É ÓBVIO QUE EXISTE. Qualquer coisa existe, até nego que come cocô. Quando se dizia que o preconceito existia, antigamente, era uma generalização - a maior parte das pessoas eram preconceituosas. Agora, quando se diz que o preconceito não existe, TAMBÉM É UMA GENERALIZAÇÃO - a maior parte das pessoas não é preconceituosa. Qual a dificuldade de entender isso?

Há um certo exagero atualmente no trato a negros e homossexuais. As pessoas públicas tem medo de criticar um jogador de futebol homossexual, na esfera técnica, porque... porque ele é homossexual. Aliás, é negro também. E isso está errado. Foda-se ele ser negro e homossexual - ele tem que ser criticado assim como qualquer outro.

O que eu acho curioso na sociedade brasileira é que ela tende a ser tão politicamente correta, em certos casos, que se torna preconceituosa. E em tempos que o politicamente correto é carregado de preconceito, as coisas vão mal.

A sociedade favorece e elogia negros e homossexuais apenas por... serem negros e homossexuais - o que não os qualifica de maneira alguma. Como se fosse algum tipo de crime criticá-los. A imprensa tem uma parcela importante de culpa nesse processo.

Por exemplo, as passeatas gay. São um desserviço pra sociedade. Não contribuem em porra nenhuma. Causam tumulto, barulho, trânsito. Não tem mais razão de ser. Atualmente, são apenas uma desculpa para que homossexuais exibicionistas usem as ruas e calçadas públicas como se fossem exclusivamente suas. Sério, pára e pensa: qual o objetivo atual de uma passeata gay? É o mesmo que o do Carnaval, mas privilegia apenas uma minoria. Contudo, quem vai ser o herói que levantará a voz publicamente pra criticar esse tipo de evento que não tem mais razão de ser? Certamente seria crucificado.

Eu sou indiferente a negros, brancos, amarelos, heterossexuais ou homossexuais. Sinceramente, não me importa a cor da pele de alguém ou se a pessoa dá o cu ou não. Não me interessa, porque não interfere na minha vida, na minha liberdade.

Agora, que as pessoas tem MEDO de criticar um gay ou um negro e serem acusadas de homofóbicas e racistas, respectivamente, elas tem. Não deviam: curiosamente, dessa forma, elas não estão os tratando de igual pra igual e estão sendo tão acéfalas quanto um verdadeiro racista ou homofóbico.


Um outro bom texto sobre o assunto.


Escrito por Eduardo @ 5:56 AM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog