sábado, setembro 20, 2003




Racismo

Bom, esse será o post mais polêmico de toda a história do blog. Mas não tem problema, gosto de polêmicas.

O racismo é uma questão muito polêmica no Brasil. Muitos dizem que há - apenas é velado - e muitos dizem que não há. Eu tenho uma opinião bem clara quanto a isso. Eu acho que certamente HÁ racismo, mas vindo de uma parte ínfima da população, principalmente dos idosos. E certamente ele é velado. Há décadas atrás, o racismo era muito maior, e os idosos trouxeram esse racismo com eles até os dias de hoje. Não acho que haja racismo quanto à crianças e adolescentes. Elas convivem normalmente, crianças e adolescentes negros e brancos, sem nenhum indício de preconceito. Como todo mundo sabe, as pessoas nascem puras, a sociedade é que as corrompe. Atualmente os negros estão com um espaço muito grande na mídia, através de rappers, pagodeiros, funkeriso, etc. Isso ajudou a acabar com o preconceito no Brasil.

É certo que nas novelas, as empregadas em 99% das vezes são negras. Mas não acho que isso seja racismo. Isso vem desde o tempo dos escravos, onde os negros trabalhavam para os brancos, e se incorporou à nossa cultura. Não acho errado dar emprego para negros como empregados nas novelas. Isso não é vergonha nenhuma. Você apenas está interpretando um papel e só. E está ganhando para isso. E está se espelhando na realidade. Novelas não tem que ser o mais rela possível? Então. Não há como negar que 99% das empregadas no Brasil também são negras. Isso é apenas mostrar a realidade.

camisanegro.jpg
Isso é racismo?



Acredito que haja uma confusão muito grande entre o que é racismo e ter sua própria opinião.

Acredito também que muitas famílias brancas brasileiras não gostariam de ver seus filhos casados com negros. E muitas pessoas também não casariam com negros. Eu não considero isso preconceito. Isso é preferência pessoal. Cada um tem o direito de ter sua própria opinião, cada um tem o direito do livre-arbítrio, escolhendo com quem vai fazer família. Não é porque eu não quero casar com uma negra que estou sendo preconceituoso. Um exemplo: mulheres asiáticas não me atraem. Não tenho pretensão de casar com elas. Isso é racismo? Isso é preconceito? É apenas uma preferência pessoal minha. Mulheres carecas ou com o cabelo pintado de roxo também não me atraem. Não me casaria com alguma delas. Estou sendo preconceituoso? Ou isso é apenas uma preferência minha?

Preconceito é quando você age de certa maneira que ofenda ou agrida uma outra pessoa. Preconceito é eu chegar para um negro e chamar ele de macaco sem motivo. Preconceito é eu não dar emprego pra um negro pelo simples fato de ele ser negro. Isso é ter preconceito. Ter sua opinião pessoal não é o mesmo que ter preconceito. Eu não tenho problema nenhum de me relacionar com negros - nem haveria porque ter - mas não teria filhos com negras. Essa é uma escolha pessoal minha. Sei que muita gente não vai gostar disso, que vão me crucificar e tudo o mais. Não ligo. Não estou ofendendo ninguém. Essa é apenas a minha opinião.

camisabranco.jpg
Isso é racismo?



Eu não gosto de gays. Mas também não tenho nada contra eles. Contanto que não venham para o meu lado, é claro. Isso é preconceito? Eu sou obrigado a gostar de gays? Sou obrigado a achar uma passeata do "orgulho"(?) gay - que fecha várias ruas de uma cidade - a coisa mais natural do mundo? Não, não sou. Isso certamente não é normal. Não é normal uma pessoas nascer homem e querer virar mulher e vice-versa. Não é normal, mas acontece com algumas pessoas. Elas descobrem que não gostam de pessoas do sexo oposto, e sim do mesmo sexo. Aí entra aquele ponto que eu falei antes, é OPÇÃO DELAS. Quer ser gay, seja e seja feliz. Contanto que viva a sua vida e não importune alguém, está ótimo.

Cada um tem direito de pensar o que quiser, e não deve ter vergonha de expressar seus sentimentos. Sei que muita gente também não casaria com negros mas não declara isso abertamente. Normal, na sociedade em que vivemos hoje. Seus pensamentos, opiniões, teorias, devem ficar restritos a você. Somente a você. É feio falar que você não casaria com negros. É uma opinião sua, mas você NÃO DEVE ter essa opinião. Mesmo que tenha. Não divulgue-a. Sua opinião não é importante para nós. Quem tem opinião - cerca de 1% da população - normalmente é execrado. Não tenha opiniões diferentes do que as que a TV te mostra. Se a TV falou, é sagrado. Aquilo que a TV falou, é que é o certo. Não se incomode em pensar. Nós pensamos por você. A mídia se encarrega de formar sua cabeça, você não precisa ter esse trabalho. Muitas das pessoas só tem opiniões e argumentos vindos da mídia. A mídia nunca está errada. A mídia falou é lei. As coisas não deviam funcionar assim, mas infelizmente é assim que funcionam. E é difícil argumentar com essas pessoas que tem a cabeça formada, elas são maioria. Você pode saber que 1 + 1 = 2, mas se elas disserem que é 3, e elas forem maioria, 1 + 1 será igual a 3.

Mas lembre-se, expressar sua opinião não é crime.

Digamos que um negro não queria casar com brancas. Isso é racismo? E agora hein? Quando um branco não quer casar com negras, dizem que é racismo. E quando um negro prefere casar com mulheres da mesma cor? É racismo? Claro que não! É apenas a VONTADE dele. Percebem?

Eu tenho o direito de preferir casar com uma branca do que com uma negra. Não estou ofendendo nem agredindo ninguém com isso. Essa é apenas a minha opinião. E eu tenho direito a ela.

Post feito devido a essa matéria, que continha comentários da advogada negra Haidée Alexandre que me deixaram revoltado. Vejam alguns:

setinha.jpg Todos estão de olho em você. Na escola, se o branco tira 10, você tem que tirar 11.

setinha.jpg Estão sempre de olho em você, principalmente no trabalho. O pior racismo é aqui, e não nos EUA, onde é declarado.


Racismo?

Isso que ela falou não existe. São muitos os exemplos de negros bem sucedidos por aí. Lógico que por causa de todo o processor pós-escravidão, seria difícil que os negros fossem bem sucedidos rapidamente. Isso é natural. Não podemos ser culpado pelo que nossos antepassados fizeram. Sem contar que a TV não cansa de mostrar cantores negros. Vide o movimento funk do verão desse ano. Vide Lacraia. Vide bandas de pagode que invadiram as TV´s nos últimos anos.

Leiam de novo o que ela falou e vejam se isso realmente existe.
Pra mim isso é paranóia.


Escrito por Eduardo @ 8:21 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog