domingo, outubro 24, 2004




O que vem depois da morte?

Eu, particularmente, prefiro acreditar que não existe "morte" propriamente dita. Prefiro acreditar que a morte não é o final da linha. Prefiro acreditar que há, sim, alguma coisa além da morte.
Não é possível que nós morramos e desapareçamos. Imagine.
Você está tranquilamente andando na rua quando, de repente, cai um martelo do céu. Na sua cabeça. Você morre imediatamente. Isso, morre de supetão assim, sem nem perceber. O que acontece depois disso? Um sono eterno? Você não existe mais pro mundo? Terá alguma consciência do que aconteceu após? Se lembrará de como morreu, ou ainda, se morreu realmente? Será como um grande sonho interminável?

Afinal, o que vem depois da morte?

Eu já sonhei que morri. Uma única vez na minha vida. O normal é você sonhar que está morrendo, e não que morreu. Mas sonhar que está morrendo todo mundo sonha. Eu sonhei que morri. Vocês tem idéia de como é isso? É aterrador. Eu simplesmente havia desaparecido. Eu não era alguém, eu não era uma pessoa. Eu era um pensamento, eu não existia. Eu só via escuridão. No pesadelo, tremi. Lembro de ter acordado com o coração batendo muito freneticamente. Porra, eu tinha morrido. Mas e se não tiver sido um sonho, tiver sido realidade? E se eu tiver morrido, realmente? E se essa realidade estiver sendo projetada agora apenas para eu pensar que estou vivo? Como você sabe que morreu? De repente estou dentro de um sonho. Viajante, porém plausível.
Será que a morte é assim? Como um sonho eterno? Ou será um sono eterno?

Porra, o que vem depois da morte?

Às vezes eu penso na morte. Confesso que me dá um frio na barriga. Porra, eu não quero desaparecer. Quero existir. Mas ao mesmo tempo, qual a certeza que eu tenho que existe alguma coisa depois da morte? O que me causa medo é a incerteza. Meus maiores medos são a morte e/ou perder alguma função ou órgão do corpo, como a visão ou uma perna, por exemplo. Não sou um cara muito crente, por isso esse medo. Será essa a minha única chance na vida? Quero vive-la plenamente.
Percebam que no começo do post eu usei os termos "prefiro acreditar". Tenho dificuldades de acreditar. Preciso ver para crer. Porém, não pretendo ir para o outro lado para ver. Medo de não voltar.

Existe algo depois da morte?

Quero acreditar que sim. Não consigo conceber um nada eterno após a morte. Não consigo aceitar que simplesmente desaparecei. Olha, não faço idéia do que, mas alguma coisa tem que existir. Amigo, perceba a complexividade do mundo que vive. Perceba como as coisas funcionam tão harmoniosamente. Como alguém pode ter feito isso tudo tão perfeito? Alguém que fez isso tudo com certeza separou algo para nós depois da morte. Sim, "alguém". Vou pelo lado da religião. Sabe por que?

Pare pra pensar sobre como o mundo surgiu. Temos duas teorias: a da ciência e a da religião. Pelo lado da ciência, o mundo teria surgido num big-bang. Surgimos de uma explosão. Difícil acreditar, né? Mesmo que tenhamos surgido de uma explosão, o que causou essa explosão? Inexplicável. Pelo lado da religião, temos Deus, uma entidade superior que criou tudo. Porém, quem criou Deus? Ele sempre existiu? Nada se dá do nada. Mas pelo lado da religião, precisamos considerar essa hipótese.

Qual a mais plausível?
Exato. Nenhuma das duas.

Então em qual acreditar?
Naquela que me interessa.

E o que vem depois da morte?


Escrito por Eduardo @ 5:08 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog