quinta-feira, novembro 30, 2006
Sobre o bug das comunidades do Orkut
Primeiramente, uma breve explicação: dia 26 de novembro foi descoberto um bug no Orkut, que possibilitava a transferência não solicitada de comunidades de um usuário para outro. Bastava usar um javascript, a vítima clicar num link e, voi lá, perdia suas comunidades. O caso veio a tona mesmo no dia 27, após o Cocadaboa postar sobre o assunto.
Pois é, a putaria rolou solta. Por algumas horas, o Orkut viveu o caos. Os scrapbooks dos moderadores de grandes comunidades encheram de flood, de nego fazendo de tudo pra se apoderar das comms.
Eu só fiquei sabendo do bug após, inadvertidamente, cair nele. Recebi um e-mail despretensioso, com a url de um blog, onde o emissor dizia que alguém estaria falando mal de mim. Até aí, nenhuma novidade. Eu jamais imaginaria que, ao clicar na url do blog, seria redirecionado para o Orkut e em seguida perderia minhas comunidades (aliás, gostaria de agradecer aqui aos 7 e-mails que recebi de gente querendo roubar minhas comunidades, desde o início do bug).
Enfim. Após me dar conta que perdi as comunidades, comecei a procurar sobre o assunto na Internet. Após alguma pesquisa, descobri a metodologia da parada e apliquei por aí. Resultado: dezenas de comunidades transferidas para a minha conta. Transformei a maioria numa espécie de outdoor virtual, chamando atenção para o bug na descrição e trazendo o pessoal pra cá. Marketing de guerrilha, Cocadaboa style. As visitas dobraram, num dia só. Fenômeno semelhante, somente o caso Klaus, que saiu até na ÉPOCA - quem é leitor do FS há mais tempo entenderá.
Gostaria também de fazer aqui uma nota de esclarecimento aos meus amigos que lêem o blog. Como eu já esperava, muita gente se aproveitou do caos no Orkut pra me sacanear, de tudo que é jeito. Criaram um fake e se passaram por mim, de forma sutil, onde pequenos indícios levariam a minha pessoa. Um fake muito mal feito, diga-se de passagem. Passaram-se por mim para alguns amigos pessoais meus e outros blogueiros. Sorte que quem é amigo mesmo não caiu, porque me conhece e sabe que não tenho problema nenhum em admitir tudo o que faço. Além do que não seria inteligente roubar comunidades de 20 membros de amigos; muito mais eficaz pegar comunidades de 100.000 pessoas pra cima, de desconhecidos.
Quanto aos blogueiros, alguns reclamaram comigo, mas não me importo muito; cada vez me decepciono e me distancio mais desse "mundinho". Já faz algum tempo que cansei de alimentar intrigas virtuais e perder horas argumentando - na Internet, a verdade está sempre do lado de quem abre a boca pra mentir mais, já que nunca há como se provar nada. Egos imensos disputam quem consegue convencer mais gente da sua "verdade". Então, culpem a mim, o capitalismo, o Bush, enfim; eu sei o que fiz e o que não fiz, portanto, não me afeta muito.
De resto, acho que cabe a discussão: se apropriar de comunidades alheia no Orkut é anti-ético? Ou nego que dá valor demais ao Orkut mesmo?
Discutam ;D
Escrito por Eduardo @ 4:21 AM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.