sábado, setembro 22, 2007
O dilema da Encadernação
Bem, nesse ponto você tem que se perguntar, primeiramente, quandos DÉCIMOS A MAIS você acha que vai ganhar por encadernar. Ou deixar de perder. Tudo depende do ponto de vista. Vale a pena encadernar por 3 décimos a mais? E por 1 ponto a mais?
Você também precisa avaliar se você precisa desses décimos ou não. E, caso precise, se precisa MUITO ou POUCO. Se precisar muito, isso deve pesar a favor de encadernar, por via das dúvidas. Se é uma matéria qualquer, que tu acha que vai passar, de repente já não vale tanto a pena.
Além disso, você precisa levar em conta o seu tempo, precisa estimar o custo de oportunidade da parada. Será que esse tempo na fila da xerox e essa mini-preocupação valem a pena por 5 décimos a mais na média? Será que não seria melhor gasta esses 10 minutos fazendo outra coisa? Dormindo, conversando, relaxando, que seja?
Pra completar, tem a questão da grana. Óbvio que é pouca, cerca de uns 2 reais, mas grana é grana. É o dinheiro do ônibus da volta. É o dinheiro do salgado com refresco. O salgado com refresco com certeza deve ser mais valioso que 2 décimos a mais na média.
Então, a pergunta principal é: como fazer pra estimar o quanto seu professor vai te dar a mais pela encadernação? Possíveis soluções:
a) Pergunte pra ele. "AEW PROF PRECISO ENCADERNAH?""
b) Ameace ele. "AEW PROF SE EU NAUM ENCADERNAH O Q Q ACONTECE?"
c) Faça todo um estudo preditório baseado em séries temporais no Excel - só vai tomar algumas 37 horas do seu tempo.
d) Avalie o quão simpático e gente boa é seu professor. Sim, isso influi. Quanto mais gente boa e menos chato, menor a necessidade de entregar a parada encadernada.
e) Insira sua hipótese aqui (pelo fórum)
Ao mesmo tempo, você apresentando essa questão pra ele, pode fazê-lo prestar mais atenção nela - caso antes ele não tivesse nem pensado sobre. E, com a sua abordagem, ele pode resolver que todos os trabalhos devem ser encadernados. De repente, caso você tivesse simplesmente entregado sem falar nada, não haveriam mais problemas.
Escrito por Eduardo @ 2:28 AM, |
O autor
Eduardo Carvalho
Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.
Sobre o blog
Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.
Duvida?
Pensa num aí.
Feedback
Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.