quinta-feira, outubro 04, 2007




Livros Didáticos devem ser imparciais?

Recentemente, rolou uma polêmica envolvendo um livro didático de História aprovado pelo MEC para as escolas públicas - a notícia saiu em vários jornais e na revista Época.

As reportagens informavam que o livro - que vendeu 10 milhões de cópias - tinha um caráter altamente doutrinário e cheio de vieses opinativos. Distorcia fatos, elogiava ditadores e fazia propaganda ideológica a favor do socialismo.

Essa é uma questão interessante. Até onde um livro didático pode ir? Ele precisa ser imparcial? Na minha opinião, sim, afinal, crianças e pré-adolescentes ainda não tem base o suficiente para pensarem sozinhas - simplesmente aceitam tudo que lhes é jogado. Então, inserir pensamentos ideológicos no meio dos fatos e informações é bastante manipulador. Pelo menos em relação a essa faixa de idade. Além disso, o livro didático não é algo que os alunos possam escolher comprar ou não - eles PRECISAM comprar para que possam passar de ano. É imposto. E algo imposto nessas condições jamais pode deturpar informações.

Sinceramente, não vejo problema nenhum em um JORNAL ou uma REVISTA serem parciais. Afinal, ninguém é obrigado a comprá-los. Você compra se quiser, se achar interessante. Não é algo imposto, que você é obrigado a ler e aceitar tudo que é dito, sem base anterior nenhuma - como nas escolas. A matéria da leitura não vai cair numa prova onde você precisará dissertar sobre aquilo com uma arma na cabeça. Você pode ler e refletir - apenas se quiser, pois há um preço para esta leitura.

Muito se critica as revistas CARTA CAPITAL e VEJA por possuirem vieses ideológicos. Eu não vejo problema, até acho interessante. Quem compra tem discernimento o suficiente para não acreditar em tudo que ler. A função das revistas é fazer com que seus leitores pensem, reflitam - e depois concordem ou não com o que leram.

A diferença entre livros didáticos possuírem tendências ideológicas para outros tipos de publicações é essa: crianças não tem base e discernimento suficientes para pensarem sobre o que lêem. Apenas aceitam. Isso somado ao fato de precisarem repetir o que leram em testes e provas, faz com que haja a manipulação do seu raciocínio crítico. Por isso, é sempre importante ser imparcial ao lidar com elas, não deturpar fatos e apresentar os dois lados da história. Depois elas decidem que caminho vão seguir, com o que vão concordar.

É triste saber que um livro desses vendeu 10 milhões de cópias. Agora, a nossa JUVENTUDE "socialista" fã de hip hop e consumidora de IPODs tem tudo pra aumentar exponencialmente.

Formidável.


Escrito por Eduardo @ 10:26 AM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog