terça-feira, outubro 16, 2007




Sobre o mundinho blogueiro brasileiro (a.k.a BLOGOSFERA BRASILEIRA)

Olha, faz algum tempo já que eu meio que me afastei desse mundinho dos blogs - apesar de participar dele. Primeiro, porque 90% dos "blogueiros" são imbecis. Segundo, porque 95% dos blogs são uma merda. Não tem nada de interessante, nada de novo, nada que desperte o meu interesse. Nada que prenda minha atenção. Os caras vivem se linkando, fazendo piadinha nível ZORRA TOTAL e, mesmo assim, acham que são uma grande mídia.

O blogueiro brasileiro é tão burro que ainda não percebeu que os únicos que lêem blogs são os próprios blogueiros. Óbvio que isso é uma generalização, mas é o que acontece principalmente em relação aos blogs ruins e sem conteúdo. E, bem, esse é o perfil dos blogs brasileiros - todos desinteressantes, com piadinhas ralas.

O blog tem 300 visitas por dia mas metade é de outros blogueiros e a outra metade vem do Google. Visitas por interesse e visitas de gente que caiu de pàra-quedas, respectivamente. Óbvio que tem gente que chega do Google e fica - mas, diferentemente do que nego pensa, isso é RARÍSSIMO e ocorre apenas quando o conteúdo do blog é muito bom. Para prender e manter um leitor - não sendo um grande portal, de alta credibilidade - é preciso MUITO esforço. Além disso, o leitor também tem que ser diferenciado, já que o perfil da maioria dos internautas brasileiros é de superficialidade e não comprometimento em relação a textos que lêem e sites que visitam. O internauta brasileiro lê tudo de maneira dinâmica e superficial, não se prende. Ele entra na internet e já tem a sua rotina diária e restrita de visitação - e pra modificá-la, é complicado. Precisa haver um diferencial. Os blogueiros brasileiros não tem.

Se você der uma rápida olhada nesses blogs todos por aí que vivem se linkando, perceberá que são todos meio que iguais. Todos cópias monstruosas uns dos outros, com notícias repetidas, imagens repetidas, sem opinião própria, enfim.

Um blog que se salva no meio desse mar de lama que é a BLOGOSFERA BRASILEIRA (ah, que termo lindo!) é o Contraditorium. Temas interessantes, posts frequentes, conteúdo de alto nível. E o mais importante: o cara tem OPINIÃO. Não é simplesmente mais um a replicar por aí notícias batidas e imagens photoshopadas.

O que os blogueiros (esse termo é muito escroto) não entendem, é que o marketing NÃO é mais importante que o conteúdo. Jamais será. A política de amizade e links é saudável para o crescimento de um blog - mas se não vier acompanhada de um conteúdo interessante, é inútil. De que adianta ter um público composto de outros blogueiros e paraquedistas de sites de busca? Você tá escrevendo pra quem? Pra você mesmo. Tá perdendo seu tempo pra que, então? Tá se enganando por que?

Os blogs brasileiros, atualmente, funcionam no esquema me-dá-um-banner/button-no-seu-blog-que-eu-te-dou-um-no-meu. É triste, mas é assim que funciona. Não existe mais isso de se interessar por um site/blog e linká-lo ingenuamente, simplesmente por gostar do seu conteúdo. Há muito "interesse" em jogo nesse mundinho, os blogs andam se levando muito a sério. Tem blogueiro por aí se iludindo e achando que vai ganhar muito dinheiro nesse esquema. ATENÇÃO: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS. Só vão sobreviver os melhores. Logo, logo explode a BOLHA DOS BLOGS e vai sobrar pra tudo que é lado. Um blogueiro pode ser profissional, sim, mas precisa ter um conteúdo diferenciado.

É bom lembrar que não estou profanando a troca de links e buttons. Não vejo problema nenhum nisso. Essa política, se bem administrada, é interessante para promover o intercâmbio de leitores. Agora, tem blog com mais de 50 buttons na página principal. Porra, me diz: quais as chances do autor desse blog ler esses 50 outros blogs? Se ele não for um vagabundo completo, creio que nenhuma. Então, qual a credibilidade do link? O leitor não vai pensar mais nos buttons como recomendações do autor, como sendo uma espécie de "eu recomendo" dele - e sim como um marketing inútil e descarado, que simplesmente incomoda a sua visão e navegação. Além disso, para o próprio blogueiro que quer divulgar o seu conteúdo não é vantajosa uma exposição ao lado de outras dezenas de blogs. Primeiramente, quais as chances de alguém clicar no seu button? Bem menores. Além disso, seu blog vai ser apenas mais um peixinho em meio ao oceano, e não algo visto de maneira "especial". Blogueiros precisam entender: blog não é outdoor virtual e esse tipo de política não dá frutos, se realizada de maneira exagerada e descontrolada.

Essa política idiota de troca de links entre blogueiros gera um círculo vicioso que não leva a nada, a não ser um certo "reconhecimento" pueril no meio. E reconhecimento não pelo conteúdo, e sim pelo esforço de marketing. O que adianta ser reconhecido pelos seus concorrentes? O importante é ser reconhecido pelo leitor, primeiramente. Além disso, esse reconhecimento dos blogueiros a eles mesmos é que nem se proclamar membro atuante e influente do clubinho de xadrez do bairro que tem cerca de 17 membros inscritos. Blogs ainda são um universo muito pequeno e fechado para o público brasileiro. Blogueiros precisam começar a pensar e investir em novas soluções, como parcerias com SITES mesmo - e não se limitar e restringir a trocar links entre si.




Enfim, todo esse texto foi só pra dizer que o FS foi citado por aí em algumas campanhas de marketing de blogueiros esforçados, que tiveram um trabalho enorme pra tentar conseguir uns links por aí. Eu não me sinto nada especial por ser citado - o que é uma pena, já que mostra como os blogueiros conseguiram banalizar a troca de links por aí.

Mas como eu valorizo pessoas esforçadas - embora não valorize em nada, infelizmente, o meu blog ser linkado por outros blogs, por tudo que já falei acima -, vou linkar de uma vez só todos os blogs que citaram o FS.

- Pilândia: camisetas da blogosfera
- Malvados: mapa da blogosfera brasileira
- Treta: Super Trunfo Blogs
- Misto Frio: Super Tazos


Escrito por Eduardo @ 12:10 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog