quinta-feira, setembro 25, 2003




Colar ou não - eis a questão

É incrível como algumas pessoas se iludem em achar que colar no colégio é bom. O que elas se esquecem, é que quando chegar o vestibular, elas não vão poder colar. No vestibular é só você, a prova, e tudo o que você sabe. Colando, você deixa de aprender o que poderá ser aproveitado no futuro no vestibular, que é o que interessa. Colégio é amistoso. Vestibular é campeonato. Não importa se você goleou o outro time por 10 x 0 no amistoso ou ganhou roubado. Assim como não importa se você tirou 10 em todas as matérias no colégio ou passou colando. O amistoso só serve pra você arrumar seu time para jogar o campeonato.

Assim como no colégio.

Você absorve o máximo de conhecimentos possíveis para tentar ir bem no vestibular, que é o objetivo maior. No colégio, o objetivo principal não é apenas passar de ano a qualquer custo, e sim absorver o máximo de conhecimento que você puder, e assim, consequentemente, passar de ano. Sem pagar recuperações, é claro. Seus pais não tem obrigação nenhuma de pagar mais do que eles pagam por mês pra você estudar num colégio particular.

A maioria das pessoas não tem consciência disso. Acham que pagar recuperação é algo normal. Não, não é. Aliás, poucas pessoas aprendem algo na recuperação. Na verdade, elas fazem só pra melhorar sua nota mesmo e poder passar de ano. Esse é o pensamento delas. Pensamento esse que é absolutamente errado. Não interessa se você passou de ano com recuperação ou colando. O que interessa é se você APRENDEU alguma coisa durante o tempo em que esteve estudando. Para poder aproveitar no vestibular. Não entendo pais que pagam recuperações para os seus filhos.
Estão estragando eles.

Não vou ser hipócrita e falar que nunca colei. Colei sim. Inclusive, nessa semana de provas que tive agora. Só que há uma diferença. Eu não vou para a prova com o único e exclusivo intuito de colar. Vou com o que sei, com o que aprendi. Se, por acaso, surgir a oportunidade de colar, não vou recusar. Não há porque recusar. Diferentemente de outras pessoas que vão para as provas sem saber nada e com o único objetivo de colar. Não sabem nada, não estudam. Apenas colam. E dizem isso com orgulho. Orgulho que pode ser traduzido por burrice. Cole, mas não sinta orgulho disso. Não há porque sentir orgulho de colar. Colando, você está se enganando. Está prejudicando a sua própria vida, num futuro próximo.

Pessoas que colam não se garantem. É fácil ficar sempre se apoiando nos outros pra passar de ano. É fácil tirar 10 colando. O difícil é chegar no vestibular e tirar um A. Afinal, você não aproveitou esse tempo todo na escola. Não absorveu nada, não aprendeu nada. Você apenas colou. Passou de ano - e daí? - colando.

Mas se esqueceu que no vestibular o buraco é mais embaixo.


Escrito por Eduardo @ 8:50 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog