sábado, agosto 20, 2005




DESMISTIFICANDO A UFRJ (ou DOSSIÊ UFRJ)



Pois é, amiguinhos.

Como vocês puderam perceber pelo título, o post que vocês terão a oportunidade de ler a seguir será deveras polêmico. Temo um pouco pela minha integridade física, mas os detalhes que contarei sobre a infra-estrutura e situação de um dos Campus da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - a famosa UFRJ - não poderiam passar em branco. Com este post estarei prestando um serviço público, jogando a favor da sociedade. É importante que todos tomem conhecimento do estado em que se encontra uma das unidades de uma das faculdades mais famosas, mais conceituadas e mais importantes do Brasil: a renomada UFRJ.

Dando nome aos bois: me refiro ao Campus da UFRJ na Praia Vermelha, mais especificamente. Aliás, serei mais específico ainda: falarei apenas sobre a situação do curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, embora acredite que todos os cursos devem passar por dificuldades. Como estudo ADM, me restringirei apenas a este curso nas minhas críticas.

Primeiramente, gostaria de dizer que assim que passei pra UFRJ acreditei piamente que teria um curso de ALTÍSSIMA QUALIDADE - pelo menos a julgar pelo nome e o status da instituição - embora tivesse ciência do recente processo de sucateamento das universidades públicas. Resumindo: eu sabia que não encontraria as melhores condições do mundo pra estudar; porém não imaginava que a situação seria tão precária e dramática como a encontrei.

Neste post não abordarei TODOS os problemas da UFRJ, mas apenas alguns poucos, visando não deixar o texto muito grande. E texto grande ninguem lê, não é mesmo, minha gente?

Começarei falando da questão das salas. Aliás, falarei APENAS dela. Se eu for falar de todos os problemas da UFRJ ficaria aqui umas 3 horas escrevendo, SEM EXAGERO.

Então.
Como há uma inexplicável falta de SALAS para os estudantes do curso de Administração, temos que nos contentar com salas absurdamente precárias. A sala sede da maioria das nossas aulas - me refiro ao 2º periodo - não possui ar-condicinado, possui apenas UM ventilador e é uma das menores salas - senão a menor - que eu já estudei na vida. Mínima mesmo. Mesmo assim, ela precisa comportar, em certas matérias, OITENTA ALUNOS.

O maior problema não é nem a questão de não ter espaço para toda essa galera; o problema, mesmo, é o fato de só termos cerca de 50 cadeiras. Perceba que a matemática não é o forte do curso de administração: 80 alunos para 50 cadeiras é algo que não me parece estar muito certo. Se todos forem à aula, não há espaço suficiente.

Quando o número de alunos na aula ultrapassa os 50, temos uma tática: ROUBAR cadeiras de outras salas. Muitas vezes, cadeiras de outros CURSOS. Já aconteceu de um maluco interromper uma aula nossa pedindo para não mais saquearmos as cadeiras do curso de serviço social. Como se tivéssemos opção, né. Outras soluções para o problema de escassez de cadeiras: sentar no chão, assistir aula pela janela (do lado de fora), buscar cadeiras do BOTECO ao lado - sim, é sério. Solução alternativa, proposta por um professor: "gente, não venham todos à aula no mesmo dia".
Gosto do estímulo que recebo na UFRJ pra estudar.

Oh, sim. Esqueci de falar que essa sala onde temos a maioria das nossas aulas fica localizada praticamente ao lado do DCE - que muitos tentam definir de outra forma, mas pra mim é apenas um barzinho mesmo. Muita gente perambulando e falando alto, e com isso o som acaba entrando na nossa sala, atrapalhando a aula. Muitas vezes, o professor precisa COMPETIR com a galera lá de fora pra dar aula. Ou sair de sala e dar um esporro neles - a solução nesse caso depende do professor. Ou pode apenas não vir dar aula mesmo - seria o que eu faria, nessas condições.

Mas o mais legal da sala é o canto dela. Lá, fica localizado um CEMITÉRIO DE CADEIRAS. "Que diabos seria isso?", você poderia perguntar. É um espaço da sala com cerca de 4 ou 5 cadeiras quebradas EMPILHADAS. Você também pode perguntar: "e o que raios as cadeiras fazem ali? Por que ninguém as tira de lá?". Simples. Simplesmente porque não há ninguém para tirá-las dali.

Outro detalhe que é importante ressaltar é o fato de termos aula a uma da tarde com um sol escaldante nas costas. Sim, não há nada que impeça o sol de atingir nossas costas durante a aula. Sem ar-condicionado, numa sala pequena, com todo mundo apertado, enfim, com todos esses componentes, vocês podem imaginar como a aula costuma fluir maravilhosamente bem.

Mas vejamos pelo lado positivo: toda essa situação explora o nosso lado criativo, estimula a nossa capacidade de improvisação. Predicados estes que um bom administrador precisa ter.

...


No próximo capítulo de DOSSIÊ UFRJ: pra vocês terem idéia do quão desesperadora é a situação, temos aula num prédio condenado.

[Update] Oh, fui plagiado.


Escrito por Eduardo @ 9:16 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog