sexta-feira, fevereiro 16, 2007




Sobre filmes cult

Não gosto de filme cult. E não gosto de quem gosta de filme cult também.

Tudo começa quando nego vem te encher o saco pra ver certo filme. Você aceita, por educação. Só que o nome do filme é meio estranho: TERCEIRO VERÃO IRANIANO: O ECLIPSE À BOROESTE. Hm?

Mas ok, você tá de bom humor e releva isso. Pode ter sido apenas uma infelicidade de algum tradutor irresponsável, quem sabe. Porém, quando você começa a assistir o filme, descobre que algo não está encaixando muito bem.

Nesse momento, pode colocar as mãos na cabeça e arrancar seus preciosos fios de cabelo, porque...




...VOCÊ ESTÁ DIANTE DE UM FILME CULT!
OH, NÃO!



Esqueça o que seu amigo "inteligente" disse sobre filmes cult. Filmes cult são uma merda. Não tem sentido nenhum. Começo, meio e fim não interessam em filmes desse tipo. Cenários também não. Roteiro, então? Nah, irrelevante. Prestemos atenção apenas à mensagem que o filme quer passar, aquela que está por trás de tudo. Aliás, bem por trás de tudo mesmo, porque em 99% dos casos nem dá pra perceber.

Lembro de quando me falaram pela primeira vez: "AH, VOCÊ SÓ VÊ FILME COMERCIAL, DE HOLLYWOOD! ISSO É PRECONCEITO!" Foi curioso, porque era algo que eu nunca tinha me tocado, já que era muito novo - tinha uns 14 ou 15 anos. Nunca tinha me tocado QUE TIPO DE FILME eu via. Sei lá, nunca me preocupei com isso, pra mim só existiam dois tipos de filme: os de comédia e os que não eram de comédia. Ou seja: afinal, o preconceito partia de mim ou da pessoa que me deu a "bronca"? Reflitam.

Enfim. Inocentemente, pensei sobre o assunto e confirmei. "Sim, só vejo filme de Hollywood, acho". Então me falaram que eu deveria expandir meus horizontes, ou alguma besteira assim. Em seguida, me levaram pra ver um filme europeu. Acho que era francês. Só me lembro que deu sono e eu não entendi lhufas.


- Não entendi.
- Você não entendeu o significado do filme.
- Não tem significado.
- O filme tem muito mais coisa por trás que aparenta, tem que abrir sua mente, entender a filosofia.
- Não tem roteiro. O cenário é um lixo, os diálogos dão sono e a história é um saco.
- Você não percebeu os detalhes.
- Aliás, nem história tem!
- Como ousas...


Pois é, fãs de filme cult são meio radicais. Não permitem que você tenha sua própria opinião sobre o filme que eles tanto endeusam. Se você não entende o filme, você é burro. Se discorda de algo sobre o filme, você é burro. Se achou aquela piada sobre elefantes vietnamitas sem graça, você é burro. Não tem escapatória: não veja filmes cult, senão você emburrece. Aprendi isso com os próprios adoradores desses filmes.

Aliás, é fácil distinguir um filme cult de um filme NORMAL. Pra começar, o filme cult è pretensioso. Não importa se você acha CORAÇÃO VALENTE e JOGOS MORTAIS os melhores filmes do mundo; o filme cult, mesmo antes de ser lançado, já é melhor que qualquer filme que você já viu na vida. De longe. E quanto mais underground for o país em que ele foi produzido, melhor ele será. Essa é a regra número 1 dos filmes cult.

São também filmes recheados de diálogos retardados, sem conteúdo nenhum, mas que o indivíduo sentado ao seu lado vai insistir que significam algo muito foda. Algo que só você, burro, não compreendeu. Porém, quando você aprofundar a questão e pedir mais explicações, ele vai desviar do assunto.


Agora eu tenho que terminar esse texto e tô sem inspiração.
Por isso ele vai acabar assim.

Finja que é um post cult.


Escrito por Eduardo @ 1:29 AM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog