domingo, outubro 19, 2003




Curso de Informática



Semana passada eu comecei a fazer um "curso de internet" grátis na S.O.S Computadores que "ganhei" numa promoção do O DIA que meu avô havia me inscrito.

Cheguei lá e tinha um cara explicando como usar a internet e uns seis gatos pingados prestando bastante atenção nele. Detalhe: três usavam camisa de colégio público. Sentei-me, apresentei-me e acompanhei a "aula":

[Instrutor de Internet] E aí, alguém sabe o nome de algum provedor grátis pra entrar na internet?
[Todos] ...
[Eu] Ig, Ibest.
[Instrutor de Internet] Isso! Boa Eduardo!

Meu Deus, o que que eu tô fazendo aqui?
E a "aula" continua.

[Instrutor de Internet] E será que alguém sabe algum site que forneça e-mail grátis?
[Todos] ...
[Eu] Bol, Hotmail.
[Instrutor de Internet] Isso! Boa Eduardo!

E isso se repetiu durante a "aula" inteira. Ele perguntava, ninguém respondia. Então ele se virava pra mim e eu explanava meus conhecimentos para a galera. Chegou um certo momento que eu desconfiei que eu estava dando aula, e não ele.

Mas tudo bem, acabada a teoria, fomos para a prática. Ele nos levou para a sala de informática, onde velocíssimos computadores Pentium II nos esperavam. Pela reação da galera ao ver os computadores, logo achei que ali do grupo eu era o único que já tinha mexido em um computador na vida. E achei também que aquele professor era meio fajuto e que eu sabia mais que ele de computador. E logo minhas suspeitas se confirmaram:

[Instrutor de Internet] Alguém aqui já mexeu em computador?
[Todos] Não!
[Eu] Eu já.
[Instrutor de Internet] Isso! Boa Eduardo! Ops.. Digo... Então vou dar uma ajuda pra eles ali primeiro, ok? Vai mexendo aí no computador que daqui a pouco eu volto pra te auxiliar.

Me auxiliar? Haha, essa é boa.
Enquanto ele ajudava a galera a conseguir controlar o mouse, eu abri uns blogs pra ler. Inclusive o meu, pra ler os comentários.

[Instrutor de Internet, intrigado] Que é isso, Eduardo?
[Eu] Meu blog, professor.
[Instrutor de Internet, desinformado] E o que é um blug?
[Eu, sem vontade de explicar] É quase a mesma coisa que um site, professor. Mas costuma ter atualizações diárias.
[Instrutor de Internet, abismado] Ah, então você tem um site. Que legal!
[Eu] Pois é.

Meu Deus, o que eu estou fazendo aqui?

[Instrutor de Internet] E quanto você paga pra hospedar ele?
[Eu] Pago nada não, é de graça.
[Instrutor de Internet] É mesmo? Então vou fazer um pra mim.
[Eu] Vai em frente.
[Instrutor de Internet] ...
[Eu] ...
[Instrutor de Internet] Como se faz um site?

Meu Deus, o que eu estou fazendo aqui?

Expliquei algumas coisas básicas de HTML pra ele .

[Instrutor de Internet, entusiasmado] Maneiro. Agora vou explicar lá pro pessoal como criar uma conta de e-mail. Enquanto isso pode ficar mexendo aí, ok?
[Eu] Ok.

Pela primeira vez na "aula", segui alguma instrução dele e continuei mexendo no computador. Nisso, um rapazinho entra na sala e pergunta se era ali mesmo o curso de informática. Todos abanam a cabeça respondendo que sim e ele adentra a sala. Vem sentar-se ao meu lado. Bom, esse deve saber mexer em computador - pensei. Pelo menos parecia ser um rapazinho distinto e não trajava camisa de colégio público. Vou tentar estabelecer contato:

[Eu] E aí, tu ganhou esse curso por causa da promoção do O DIA também?
[Rapaz distinto sem camisa de colégio público] É.
[Eu] Tu sabe mexer em computador, né? A galera aqui parece que não sabe.
[Rapaz distinto sem camisa de colégio público] Sei.

Ele era meio monossilábico.
Vocês não sabem como eu adoro pessoas monossilábicas.

[Eu] Bom, ele mandou entrar na internet. Qualquer dúvida, pode me perguntar, beleza?
[Rapaz monossilábico] Beleza.

É, ele realmente não estava afim de falar. Então continuei a minha navegação pelos meus blogs favoritos. De repemte - ALELUIA, ALELUIA, ALÊ-LUI-A - o rapazinho resolver se comunicar:

[Rapazinho] É pra fazer o quê?
[Eu] Criar uma conta de e-mail. Quem já tem, deve mandar um e-mail para um outro colega aqui da sala.
[Rapazinho] Eu já tenho. Vou mandar pra tu, beleza?
[Eu] Ok.

Então lá foi ele me mandar o e-mail. Primeiro ele abriu a página do HOTMAIL. Depois começou a digitar o e-mail dele. Hum, parece que o rapaz está com problemas.

[Rapazinho] Ei, me dá uma ajudinha aqui. Meu e-mail não está estrando!
[Eu] Qual o seu e-mail?
[Rapazinho] xxxxx@terra.com.br
[Eu] Hum. Deve ser porque você está tentando entrar nele pela página do HOTMAIL. DEVE SER isso.
[Rapazinho] SERÁ?

Sabe, tem horas na minha vida que eu começo a pensar porque o Brasil não vai pra frente. Um rapaz de classe média, 16 anos na cara, estuda num colégio particular bom, e não sabe que pra entrar no e-mail dele do TERRA, tem que ser pela página do TERRA. Não é possível, tem alguma coisa errada nesse mundo. Ou nesse país.

...

Mas tudo bem, é com esse tipo de pessoa com quem eu vou disputar vaga no vestibular.
Que continuem burros.


Escrito por Eduardo @ 3:42 PM, |

<< Home


O autor

Eduardo Carvalho

Essa imagem retardada aí do lado veio com o template. Em tese, eu deveria trocá-la por uma foto minha e colocar um perfil aqui - porém, isso dá uma certa mão-de-obra. Por conseguinte, essa porra retardada permanecerá aí do lado enquanto a preguiça não me permitir tirá-la. Portanto, provavelmente, até o fim do ano. De qualquer forma, não me incomoda muito. Enquanto isso, eu tenho que deixar um texto aqui enchendo linguiça, pra tentar preencher esse retângulo. Juro que fiz meu máximo.

Sobre o blog

Esse blog foi criado no início de 2003, há cerca de 6 anos atrás, quando eu era um pivete que nem sabia escrever direito ainda. Portanto, eu não recomendo os arquivos. Eu fazia piadinhas bobas e sem graça. Quanto ao nome, "Faz Sentido", refere-se á uma expressão que eu usava muito na época. Disso, eu não me envergonho tanto. Criar nomes para blogs não é fácil.

Duvida?

Pensa num aí.

Feedback

Você pode me contactar de algumas maneiras, se quiser. A primeira é comentando os posts do blog - tendo conteúdo, ficarei feliz. A segunda é me mandando um e-mail, sobre algum assunto referente ao blog. A terceira é me deixando um scrap no Orkut - gosto da idéia, já que posso saber melhor quem você é. A quarta é comentando meus futuros vídeos no YouTube, que começarei a gravar em dezembro. Resumindo: você pode me contactar de tudo que é forma possível, até com sinal de fogo se quiser, contanto que tenha algo a dizer.

WAT

Arquivos

Previous Posts

Links

PUBLICIDADE

Powered by Blogger
make money online blogger templates


Web Blog